> TABOCAS NOTICIAS : Bancários recebem nova proposta e definem futuro da greve na segunda

sábado, 4 de outubro de 2014

Bancários recebem nova proposta e definem futuro da greve na segunda

Após receber uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta sexta-feira (3), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) informou, na madrugada deste sábado (4), que o Comando Nacional dos Bancários vai recomendar à categoria o fim da greve, que começou no dia 30 de setembro.

Segundo a Contraf-CUT, os trabalhadores dos bancos públicos e privados vão decidir em assembleia pelo fim ou não da paralisação na próxima segunda-feira (6). Em todo o Brasil, 134 sindicatos representam a categoria e irão levar a proposta da Fenaban para votação dos bancários.

Na 9ª rodada de negociação, a Fenaban propôs elevar o índice de reajuste de 7,35% para 8,5% (aumento real de 2,02%) nos salários e demais verbas salariais, de 8% para 9% (2,49% acima da inflação) nos pisos e 12,2% no vale-refeição.

Em relação aos dias parados, a entidade dos bancos propôs compensação de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha 6 horas, e uma hora no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha 8 horas.

"Vemos essa proposta como positiva. É um aumento maior do que no ano passado e também é muito importante a criação de mecanismos de combate à pressão por venda de produtos. Foi um avanço. Nos últimos anos nos tentaram vencer pelo cansaço, tanto que a greve em 2013 durou 26 dias. Parece que eles aprenderam com os erros e resolveram de fato apresentar uma proposta melhor", afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Contraf, por telefone ao G1. Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário