> TABOCAS NOTICIAS : Ambev substitui combustível fóssil por biomassa

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ambev substitui combustível fóssil por biomassa

Em linha com o seu compromisso de preservar o meio ambiente, a Ambev expande o uso de biomassa como fonte de energia em suas operações no Brasil e também na América Central. Nos últimos três anos, a utilização desta fonte aumentou aproximadamente 8% e hoje representa 37,2% do total. Com isso, o uso de combustível fóssil caiu 9% no mesmo período. O objetivo da companhia é ter 40% da sua matriz energética calorífica composta por esse tipo de combustível até o final de 2017. A utilização de biomassa permitiu que, apenas no ano de 2013, a companhia deixasse de lançar 24 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esta quantidade corresponde ao volume de CO2 absorvido por 147 mil árvores.

Atualmente, nove fábricas da Ambev no Brasil já utilizam biomassa. São elas, Lages (SC), Viamão (RS), Equatorial (MA), Cuiabá (MT), Cebrasa (GO), Agudos (SP), Teresina (PI), Juatuba (MG) e Itapissuma (PE). No Piauí e no Maranhão, por exemplo, as caldeiras queimam a casca do coco de babaçu. Em Viamão, o combustível é a casca do arroz. E, nas demais unidades, o produto é o cavaco de madeira. Em algumas fábricas, como as de Agudos (SP) e Juatuba (MG), 100% do vapor é gerado com esta fonte de energia. Nos próximos meses, a empresa irá inaugurar duas novas unidades e ambas nascerão utilizando fontes de energia renovável para geração de vapor. Tanto em Ponta Grossa, no Paraná, quanto Uberlândia, em Minas Gerais, a geração de energia calorífica por meio de biomassa corresponderá a 95% do consumo de combustível das fábricas.

Exportação de tecnologia sustentável
Graças à expertise desenvolvida em suas operações no Brasil, a Ambev leva agora o uso da biomassa para a sua fábrica na República Dominicana, na América Central. A empresa acaba de inaugurar no país uma planta de geração de vapor a base da queima de bagaço de malte desidratado. Com isso, 27% do gás consumido na fábrica foi substituído por biomassa. A caldeira instalada na unidade tem capacidade para gerar 12 toneladas de vapor saturado por hora, o equivalente a 600 quilowatts de energia.

“Em paralelo ao intenso trabalho que fazemos para reduzir o consumo de água em nossas fábricas, também temos nos empenhado muito para diminuir a emissão de CO2 das nossas operações. O uso de um produto de origem renovável em vez de combustíveis fósseis vai ao encontro dos nossos objetivos e ainda nos permite contribuir com a geração de renda de famílias que vivem da venda de biomassa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev. Por: Jhone Sousa/http://180graus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário