> TABOCAS NOTICIAS : Algas marinhas substituem sal em alimentos

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Algas marinhas substituem sal em alimentos

Foto: divulgação
Em breve será possível substituir o sódio por algas marinhas, e ter uma alimentação mais saudável.
Pesquisadores desenvolveram um pão que leva algas no lugar do sal.
"Como as algas são marinhas, já têm um teor de sal associado, que permite que o pão não tenha uma caraterística insossa e tenha sabor, mas sem adicionarmos sal", explica Susana Mendes, coordenadora do projeto.
O estudo é da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, integrada no Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal.

Segundo a responsável, este pão pode ser uma solução vantajosa para pessoas com intolerância ao sal, ou que tenham de restringir o uso do sódio na alimentação por questões de saúde, como a hipertensão. 

Outros produtos
Graças à extração de compostos de diferentes microalgas e das bactérias nelas alojadas, os investigadores portugueses têm conseguido dar novos usos aos recursos marinhos - muitos dos quais não tinham qualquer aproveitamento até agora - numa lógica de sustentabilidade.

"Queremos potenciar a capacidade que as algas têm na área alimentar. Temos este projeto do pão de algas, mas existem mais projetos, como, por exemplo, o bacalhau com algas, o iogurte com algas ou até mesmo o chá de algas", revela a docente da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. 

Vendas
Este pão de algas português e as suas respetivas caraterísticas nutricionais vão continuar em estudo até Março de 2015 e o produto deverá começar a ser comercializado no segundo semestre do ano que vem por uma panificadora nas Caldas da Rainha e em Peniche. Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário