> TABOCAS NOTICIAS : Terrorista da Al Qaeda anuncia nova 'filial' na Índia; matam milhares

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Terrorista da Al Qaeda anuncia nova 'filial' na Índia; matam milhares

O chefe da Al Qaeda, Ayman al Zawahri, anunciou nesta quarta-feira a formação de uma filial na Índia do seu grupo terrorista que, segundo ele, vai ampliar o domínio islâmico e "levantar a bandeira da jihad" em todo o subcontinente.

Em um vídeo de 55 minutos, Zawahri disse que a nova força vai "esmagar as fronteiras artificiais" que dividem populações muçulmanas na região e renovou a lealdade ao líder afegão Talibã, mulá Omar.

Especialistas em segurança afirmam que a Al Qaeda vem perdendo terreno entre os grupos terroristas muçulmanos e sofrendo competição do Estado Islâmico (EI), que atua na Síria e no Iraque. O lançamento de uma nova filial parece indicar que a Al Qaeda quer recuperar o protagonismo na disputa por novos recrutas.

Fundada por Osama bin Laden, que foi morto no Paquistão por soldados americanos em maio de 2011, a Al Qaeda tem reivindicado há bastante tempo a liderança dos jihadistas para restaurar um único califado em terras muçulmanas.

Zawahri descreveu a formação da "Al Qaeda no subcontinente indiano" como "uma boa novidade" para os muçulmanos "na Birmânia, Bangladesh, Assam, Gujurat, Ahmedabad e Kashmir" e que a nova filial reconhecerá a liderança do mulá Omar, que é procurado pelos EUA desde 2001. "É uma entidade que foi criada para reforçar o chamado do imã revivido, o xeque Osama bin Laden. Que Deus tenha misericórdia dele", disse Zawahiri. Fonte: Com informações da Veja Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário