> TABOCAS NOTICIAS : Os 46 candidatos a governador condenados pela Justiça

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Os 46 candidatos a governador condenados pela Justiça

São Paulo – Nas eleições deste ano, 165 candidatos disputarão as cadeiras dos governos estaduais. Destes, 38% - ou 63 políticos - respondem ao total de 327 processos na Justiça ou em Tribunais de Contas.

Mais impressionante ainda é o fato de que 46 dos aspirantes a governador já são condenados por seus crimes, que se encaixam, em sua maioria, à má administração de dinheiro público em cargos anteriores ou irregularidades de campanha.

Entre eles está José Roberto Arruda (PR) que, na última terça, teve seu registro de candidatura barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números fazem parte de levantamento da organização Transparência Brasil, por meio do projeto Quem Quer Virar Excelência.

José Geraldo Riva (PSD), que disputa o governo do Mato Grosso, é o mais fichado: quase 36% de todos os processos estão em seu nome. Dono de uma rede de frigoríficos, Riva já foi prefeito e deputado estadual por quatro legislaturas.

Além de Arruda, outros três candidatos já ocuparam o cargo de governador no passado e foram cassados: Cassio Cunha Lima (PSDB), Mão Santa (PSC) e Marcelo Miranda (PMDB).

No entanto, o fato de um candidato ter processos na Justiça ou nos Tribunais de Conta não significa, necessariamente, que ele seja culpado, pois algumas investigações ainda estão em curso.

Em outros casos, mesmo que o político já tenha sido declarado culpado, a maioria ainda pode reverter a condenação em alguma instância. http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário