> TABOCAS NOTICIAS : Motorista leva multa por 'mão no queixo'

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Motorista leva multa por 'mão no queixo'

Raquel Morais-Do G1 DF
Multa recebida por jovem de Brasília com observação: 'mão no queixo esquerdo' (Foto: Reprodução)

Agora vou até pensar duas vezes antes de pôr a mão no queixo."
Gustavo Henrique Martins,
gestor de garagem

O motorista Gustavo Henrique Martins, de 23 anos, ficou espantado ao receber uma multa de trânsito por uma "infração" cometida no último dia 26, em Brasília. De acordo com a notificação do DER, ele foi multado porque tinha "a mão esquerda no queixo". Por causa disso, Martins perdeu quatro pontos na CNH e recebeu multa de R$ 85,13.

Ainda segundo o auto de infração, o jovem não foi abordado pela equipe de fiscalização por “falta de local seguro”. O G1 procurou o órgão, que disse que estava verificando as circunstâncias em que foi feita a autuação.

Martins afirmou que vai recorrer da infração, tomada com um carro da empresa de publicidade para a qual trabalha. O rapaz diz não se lembrar de dirigir com a mão no queixo e acredita que tenha coçado o membro em algum momento durante o congestionamento.

“Agora vou até pensar duas vezes antes de pôr a mão no queixo”, brincou. “Estava conversando com o meu pai e ele falou que esse tipo de coisa tem acontecido muito. Ninguém fala nada, você nem vê, mas de repente chega a multa na sua casa. Quer dizer que, se no engarrafamento a gente mudar a música no som do carro, a gente vai tomar muita também?”

O artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro prevê multa para quem dirige com apenas uma das mãos, exceto quando faça sinais regulamentares de braço, mude a marcha ou acione equipamentos e acessórios do veículo. A infração é média.

O DER analisa atualmente 3,5 mil recursos contra multas. Para recorrer de uma infração, o motorista deve ir até a seção "Formulários e recursos", dentro de "Multas de trânsito" no site, preencher o formulário e entregar na sede do departamento ou enviar pelo correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário