> TABOCAS NOTICIAS : Lais melhora depois de receber células-tronco

sábado, 6 de setembro de 2014

Lais melhora depois de receber células-tronco

Foto: Silvio Nascimento/Veja
A atleta Lais Souza, que sofreu um acidente em janeiro durante treinamento para a Olimpíada de Inverno em Sochi (Rússia), é a primeira pessoa tetraplégica a receber tratamento de células-tronco nos Estados Unidos.
Alegre e falante, ela contou durante uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, que já recebeu duas aplicações de células, por injeção, na medula, e tem sentido que a sensibilidade em algumas partes do corpo tem aumentado.

“Tenho sentido mais sensibilidade nos pés, nas mãos, um pouco no braço, na barriga, nas costelas. Nos braços sinto que a sensibilidade vem aumentando de cima para baixo.” 

Lais recebeu uma aplicação em maio, outra em julho e deve ter a terceira em outubro. 

O doutor Antonio Marttos, médico do COB que trabalha no Miami Hospital e está focado no Miami Project to Cure Paralysis, da Universidade de Miami, disse que as células embrionárias foram retiradas da bacia de Laís, cultivadas, reproduzidas e aplicadas no local da lesão, entre a terceira e quarta vértebras.

O procedimento foi aprovado apelo FDA, a agencia reguladora dos EUA.

O médico disse que o próximo passo do tratamento será a aplicação, no ano que vem, de células nervosas retiradas da perna, conhecidas como células Schwan. 

Durante a entrevista Lais ganhou uma camisa da seleção brasileira, entregue pelo coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi. (foto acima). Com informações da Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário