> TABOCAS NOTICIAS : Idosos que não se aposentam ficam sem proteção social

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Idosos que não se aposentam ficam sem proteção social

RIO E RECIFE, 22 (AG) 
Daqui a 26 anos, em 2040, metade da força de trabalho brasileira vai ter de 50 anos para cima. É nessa faixa etária que atualmente uma parcela da população masculina tem ficado sem proteção social. São os "nem nem maduros": são pessoas que não trabalham, nem procuram emprego, nem estão aposentados. É numa referência aos "nem nem jovens", como ficou conhecida a geração que não estuda, nem procura emprego, nem trabalha. Estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), das pesquisadoras Ana Amélia Camarano e Danielle Fernandes, mostrou que eles eram 330 mil homens de 50 a 69 anos em 1992. Em 2012 já eram 1,3 milhão. Nesse par de décadas, saltaram de 4,2% para 7,9% dessa faixa de idade.
O levantamento está sendo publicado no Boletim de Mercado de Trabalho do Ipea, usando dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, até 2012.
O pernambucano Jair Ferreira de Araújo, de 50 anos, começou a trabalhar cedo mas não sabe se já tem tempo de contribuição para se aposentar. Ele perdeu a primeira carteira profissional. Trabalhou implantando cabeamento (de telecomunicações) e na construção. Seu último emprego foi em 2013. Já consumiu todo o FGTS e o dinheiro da indenização. A situação só não é pior porque mora na casa do pai, o ex-cobrador de ônibus Wilson Ferreira de Araújo, de 76 anos, que é aposentado. Entre filhos e netos, sete pessoas moram na casa de Wilson. LEIA TUDO AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário