> TABOCAS NOTICIAS : Ex-mulher do presidente da França choca o país em livro; Ele chama pobres de 'desdentados'

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Ex-mulher do presidente da França choca o país em livro; Ele chama pobres de 'desdentados'

Da BBC Brasil, em Paris/POOL
O presidente da França, François Hollande, e sua ex-companheira Valerie Trierweiler

A ex-primeira-dama francesa, Valérie Trierweiler, lança nesta quinta-feira (4) um livro que traça um perfil ácido do presidente francês François Hollande - e pode comprometer ainda mais a já desgastada imagem do presidente.

"Merci pour ce moment" ("Obrigada por este momento", na tradução literal), com tiragem de 200 mil exemplares, é publicado apenas uma semana após Hollande ter rachado com a ala de esquerda do partido socialista - que critica a "guinada sócio-liberal" do presidente -, em meio a uma turbulência política.

Jacques Brinon/AP
Livraria de Paris coloca à mostra exemplares do livro de Valérie Trierweiler

Na obra, Trierweiler escreve, por exemplo, que Hollande "não gosta dos pobres", a quem ele chamaria de "sem dentes" e teria "orgulho" dessa tirada de humor.

O presidente teria apelidado Trierweiler de "Cosette", personagem do romance Os Miseráveis, de Victor Hugo, em razão da origem humilde da ex-primeira-dama. Ela descreve o ex-marido como um homem "frio, cínico, que não sorri, menospreza os outros e que se desumanizou após a conquista do poder".

Esse perfil contrasta com a imagem de Hollande, de uma pessoa bem humorada, que adora fazer brincadeiras, prefere evitar disputas e que não saberia impor sua autoridade.

"Apesar da forte impopularidade, Hollande manteve até o momento uma imagem pessoal relativamente boa, de alguém simpático, íntegro e próximo das pessoas. Esse livro pode manchar gravemente essa imagem", diz Florian Silnicki, especialista em estratégia de comunicação. http://noticias.bol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário