> TABOCAS NOTICIAS : 'Estupro e depois queimo para não poluir o solo', diz jovem para 'negra'

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

'Estupro e depois queimo para não poluir o solo', diz jovem para 'negra'

A jovem que sofreu injuria racial no Pará disse que ficou assustada após receber ameaças de violência e morte por e-mail. "Fiquei chocada. Eu nunca imaginei na vida passar por essa situação. Ver meu nome deste jeito, exposto com agressões tão fortes e ameaças de morte, por eu ser negra" conta a estudante Sonia Regina Abreu.

Na última quinta-feira (11) Sonia sofreu injúria racial nas redes sociais. Segundo a Polícia Civil, o agressor utilizou um perfil falso e disse para a vítima que, em Altamira, "não há lugar para negros sujos". O suspeito, que ainda não foi identificado, ameaçou a jovem de 27 anos dizendo que "neguinha como você a gente estupra e depois queima para não poluir o solo. Lugar de negro é na senzala ou a sete palmos". Ele chegou até a enviar um e-mail para a vítima, debochando das ameaças e dizendo que teria feito as ofensas usando um computador operado pela vítima, dentro da universidade.

No campus onde a jovem estuda, na Universidade Federal do Pará em Altamira, a comunidade acadêmica espera que os agressores sejam responsabilizados.

"Esperamos que este caso seja de fato resolvido, e aqueles que fizeram tal ato sejam punidos", disse Ivonete Coutinho, coordenadora do campus.

"É uma situação estarrecedora. O que esta pessoa ou este grupo de fez na internet foi dirigir o preconceito racial a esta moça e a raça negra como um todo", disse a promotora Lucinery Ferreira, que coordena o núcleo de enfrentamento à violência contra a mulher no Ministério Público do Pará.

Segundo a promotora, grupos que pregam ódio contra negros agem em outros estados e até mesmo fora do Brasil. Por isso, é preciso que a polícia, além de identificar o criminoso, investigue as conexões do responsável pelas ofensas. "Se for identificado que é um movimento com reflexo no exterior, até a Polícia Federal deve se envolver pois se torna um crime transnacional. Estamos em um primeiro momento. Ontem (15) foi o depoimento da vítima, e agora estamos iniciando a apuração", conclui. Fonte: Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário