> TABOCAS NOTICIAS : Eleições 2014>> Ex-atletas entram no jogo das urnas

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Eleições 2014>> Ex-atletas entram no jogo das urnas

Eles fizeram história no esporte e agora tentam convencer o eleitor de que merecem o voto

Esporte mais popular do país, o futebol ocupa a maior parte da bancada da bola no Legislativo. Mas, no pleito deste ano, o vôlei entrou para valer no jogo da política, com ex-atletas estreantes nas eleições em vários estados do país. Em Minas Gerais, Giovane Gávio, ex-jogador da Seleção Brasileira, disputa vaga na Câmara dos Deputados. Já Leila Barros, que também fez história na Seleção verde-amarela, é candidata a deputada distrital em Brasília. Fábio Luiz, prata no vôlei de praia nas
Musa do vôlei nos anos 1990, Leila Barros vai disputar uma vaga de deputada distrital em Brasília.

Acostumado a alcançar o lugar mais alto do pódio, Giovane Gávio (PSDB) tenta agora vencer nas urnas. Conhecido nacionalmente, o ex-jogador que é mineiro de Juiz de Fora, na Zona da Mata, se candidata pela primeira vez a deputado federal por Minas Gerais.

A ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira Leila Barros (PRB), que também atuou nas areias, tenta se eleger deputada distrital em Brasília. O nome de urna não poderia ser outro: Leila do Vôlei, em referência à carreira no esporte. Entre muitas conquistas, a aspirante a deputada tem no currículo duas medalhas de bronze nas olimpíadas de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, na equipe comandada por Bernardinho.

Aliás, o técnico, filiado ao PSDB, chegou a ser cogitado pelo partido como candidato a governador do Rio de Janeiro. Um dos entusiastas era Aécio Neves, mas Bernardinho acabou declinando do convite.

Fábio Luiz, medalhista de prata nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, também se enveredou pela política. Agora ele é Fábio Luiz Vôlei de Praia (PRP) e disputa vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Mas as personalidades do futebol continuam marcando pesado na competição das urnas. Em Minas, o estreante é o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares (PV), que tem como ponto favorável é a ótima campanha do time celeste, atualmente líder do Campeonato Brasileiro.

Também tentam entrar para a bancada da bola mineira o ex-goleiro Raul Plassmann (PSC-MG), candidato a deputado federal. Ex-atacante do Atlético Mineiro, Marques Abreu (PDT), atualmente deputado estadual, quer conquistar mais um mandato na Assembleia Legislativa. O ex-goleiro do Atlético João Leite (PSDB), que já foi vereador e secretário de Esportes de BH, vai disputar o hexa na casa legislativa, mas com a torcida dos evangélicos, seus principais apoiadores.

Fora de Minas Gerais, mais atletas arriscam empreitada na política. O mais famoso é o atualmente deputado federal Romário (PSB-RJ), artilheiro do Brasil no tetra, que está na briga pelo Senado no Rio. Craque do tetra e parceiro de Romário, Bebeto (SD) quer se reeleger deputado estadual no Rio. O ex-atacante do Corinthians Marcelinho Carioca (PT-SP) está na disputa como candidato a deputado estadual. Acostumado a brilhar nos gramados, ele fracassou na tentativa de se eleger vereador, em 2012, na capital paulista. Washington (PDT-RS), ex-atacante do Fluminense, que é vereador em Caxias do Sul-RS, é candidato a deputado federal e enfrentará Danrlei (PSD-RS), ídolo da torcida do Grêmio e deputado federal desde 2010.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte já conta com representante das quadras. Ex-jogador do Minas Tênis Clube e da Seleção Brasileira na década de 1980, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei (PTdoB), exerce primeiro mandato como vereador. Por sete anos consecutivos, foi eleito o melhor atacante do Brasil. Desde que assumiu o cargo, o ex-atleta tem focado sua atuação no tripé esporte, educação e inclusão social. FONTE: www.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário