> TABOCAS NOTICIAS : Catarata atinge 46,2% da população mundial com mais de 65 anos

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Catarata atinge 46,2% da população mundial com mais de 65 anos

A catarata atinge quase metade (46,2%) da população mundial com mais de 65 anos. Estima-se que no mundo cerca de 160 milhões de pessoas tenham esta doença, considerada a maior causa de cegueira evitável. No Brasil, são 2 milhões e surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano.

Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, o oftalmologista Lucien Borges, fala sobre sintomas, precauções e ainda a forma de tratamento.

Os sintomas mais frequentes da catarata são: diminuição da qualidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração.

Diógenes Dantas: É uma doença muito comum, principalmente para pessoas acima dos 60 anos. Em que consiste a catarata?

Lucien Borges: Com o envelhecimento vamos ter catarata e se trata do envelhecimento do cristalino e chega uma hora que isso começa a interferir na qualidade visual da pessoa, normalmente primeiramente para longe.

DD: O normal é que depois dos 40 anos comecem a aparecer os problemas para enxergar de perto. Quando a pessoa tá com a catarata tem uma melhora na visão p perto?

LB: Normalmente, se a pessoa não usar grau nenhum para longe e precisar de grau para perto, quando a pessoa vai tendo catarata, ele perde um pouco da qualidade da visão de longe e melhorar para perto. LEIA MAIS »

Nenhum comentário:

Postar um comentário