> TABOCAS NOTICIAS : Campo magnético contra Alzheimer melhora memória

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Campo magnético contra Alzheimer melhora memória


Fotos: reprodução/OGlobo

Campos eletromagnéticos são capazes de recuperar parte da memória e ajudar idosos.
É o que mostrou um estudo publicado na última edição da revista Science.
O efeito dura pelo menos 24 horas após o estímulo e melhora a habilidade de se lembrar de palavras ligadas a fotos de rostos.



Isso pode ajudar pessoas com perda de memória causada pelo envelhecimento, acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranianos e início precoce da doença de Alzheimer.



O teste
Os cientistas focaram memória associativa, a capacidade de aprender e lembrar relações entre os itens não relacionados.
Durante 5 dias seguidos 16 voluntários com idades de 21 a 40 foram submetidos a 20 minutos de Estimulação Magnética Transcraniana (TMS, em inglês) - A TMS dirige o campo magnético a uma área específica do crânio para induzir correntes elétricas de baixa intensidade no cérebro.



No início de uma série de testes, foram mostradas aos participantes 20 fotos de rostos, enquanto as mesmas palavras eram lidas lido em voz alta.



Resultados
Após auferirem os resultados, os cientistas perceberam que os voluntários se lembravam mais das ligações entre rostos e palavras após a estimulação do que anteriormente, com aumento da capacidade de aprendizagem.



Os efeitos foram bastante comemorados pelos cientistas, que esperam que a descoberta possam ajudar nos tratamentos para a perda de função de memória



A pesquisa também abriu um caminho para a recuperação sem necessidade de cirurgia ou medicamentos. Com informações de O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário