> TABOCAS NOTICIAS : Caminhar previne 6 tipos de doenças

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Caminhar previne 6 tipos de doenças

Foto: Garry Knight/ WikiCommons
Caminhar durante 30 minutos por dia ajuda a prevenir pelo menos 6 doenças, várias delas relacionadas com o envelhecimento.
Entre elas estão o Alzheimer, diabetes tipo 2, certos tipos de câncer, artrite, ansiedade e a depressão.

Foi o que defendeu o médico britânico James Brown, da School of Life and Health Sciences da Universidade de Aston (Reino Unido), durante o British Science Festival, na semana passada em Birmingham.

James Brown informou que este exercício diário ajuda a reduzir em 40% determinadas lesões, como as fraturas de anca.

Alzheimer
O especialista defendeu ainda que as caminhadas diárias podem evitar a progressão da doença de Alzheimer e reforçar as funções cognitivas.

Andar também ajuda a reduzir as dores provocadas pela artrite e diminuir em 23% o risco de morte.
 
Caminhada não, corrida
“Estes benefícios não se verificam nas pessoas que praticam exercício intensivo, como correr em maratonas ou fazer levantamento de pesos, verificam-se nas pessoas que caminham todos os dias", afirmou James Brown no encontro de cientistas e pesquisadores.
Ele chamou as caminhadas de  "um comprimido mágico",  mais eficaz do que qualquer medicamento.
 
Massa muscular
Brown apresentou os resultados de um estudo que comparou a recuperação de fraturas na perna em dois grupos: um com participantes jovens e outro grupo com participantes mais idosos.
 
Durante o tempo que estiveram com a perna imobilizada, os jovens perderam mais massa muscular (já que tinham mais músculo) mas recuperaram essa mesma massa muito mais rapidamente do que o grupo de participantes idosos, que ao fim de oito semanas ainda não tinha voltado à forma original.
 
Esta perda de massa, defende o especialista, pode levar as pessoas mais velhas a tornarem-se cada vez mais dependentes, além de poder conduzir a uma condição conhecida como “sarcopenia” que implica uma perda acentuada da força muscular.  Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário