> TABOCAS NOTICIAS : Brasileiro diz ter 126 anos e pode ser o homem mais velho do mundo

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Brasileiro diz ter 126 anos e pode ser o homem mais velho do mundo

O homem mais velho do mundo pode ser um brasileiro que vive em Bauru, no interior de São Paulo. Ele é um ex-trabalhador rural que diz ter 126 anos. José Aguinelo caminha sozinho e não precisa de ajuda para se alimentar. Depois das refeições, não dispensa um cigarrinho. Ele nunca se casou, nem teve filhos. Veio do Nordeste, onde nasceu, para trabalhar em fazendas do interior de São Paulo.

Mariana Canassa, psicóloga do abrigo que ele vive, diz que ele conta que nasceu em um quilombo, lugar de refúgio de escravos: "Ele diz que começou a trabalhar desde criança. Trabalhava com o cultivo de mandioca, milho, arroz d´água, isso são histórias que ele relata”.

O idoso chegou ao abrigo em 1973. Na época, ele não tinha nenhum documento. Anos mais tarde, por questões legais, ele precisou apresentar uma certidão de nascimento e, para a surpresa de todos, ele disse que tinha nascido em 1888.

A certidão foi tirada em um cartório de Bauru e traz a informação de que ele nasceu no dia 7 de julho de 1888, em Pedra Branca, no Ceará. Pela lei, basta ter duas testemunhas para que o cartório aceite a declaração como verdadeira.

Não existe nenhum exame que possa comprovar a idade real dele, já que os testes com carbono 14 só funcionam para fósseis e objetos arqueológicos com até 70 mil anos. Mesmo que tivesse, a direção do abrigo não iria recorrer à ciência, porque José não quer virar celebridade. "Ele mesmo pede. Ele não quer luz e nem muita gente, então pra conservar a tranqulidade dele, nós tomamos essa decisão", explica Márcia Chelin, coordenadora técnica do abrigo. Fonte: com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário