> TABOCAS NOTICIAS : BOM J. DA SERRA-BA: Seca assola o município e regiões circunvizinhas

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

BOM J. DA SERRA-BA: Seca assola o município e regiões circunvizinhas

Mangueiro de Bom Jesus de Cima Para Patos
A reportagem do Portal Bom Jesus Eventos andou avaliando e registrando imagens e depoimentos dos moradores do Município, no último final de semana. Onde começamos por Bom Jesus de Cima até Patos dos Teixeira.
Barragem de Patos - 25 caminhões por dia só para Bom Jesus
A Barragem de Pato dos Teixeira que a única que abastece o Município e ainda circunvizinhos, baixou assustadoramente nos últimos dias. Somente para Bom Jesus da Serra são abastecidos 25 carros-pipas por dia, atingindo 125 carros por semana, cerca de 500 carros por mês. Conforme o Secretário Municipal de Transportes, o Município nunca tinha atingido essa cota de abastecimento.
Região do Açude - a relva esturricou
No sertão que experimentou a mais agravante estiagem no ano de 2012 não se libertou do flagelo, pois no ano de 2013 choveu em abril e voltou a chover em dezembro. E de lá para cá aconteceram apenas algumas chuvas de manga (chuvas repentinas e de curta duração). E o sertão que já vinha castigado crucialmente experimenta o nono mês sem chuvas.
Serra do Fogo - Até os arvoredos secaram
E o sofrimento maior tem sido para os criadores e os seus criatórios. A nossa reportagem também fez registros na Região do Açude, Ribeirãozinho, Morro do Fogo e parte de Campo da Volta na fronteira com Mirante.
Tanques Secos - Zé Carneiro - Campo da Volta
Onde foram constatados tanques secos, a paisagem acinzentada, a terra rachado e esturricada em outros cantos, e revestida por gravetos e relvas secas. Até mesmo os arvoredos não dão esperança de vida.
Gado passa o dia à espera de ração - Zé Carneiro
O Gado malhado nas porteiras remoendo o que conseguiu de ração à espera de mais. E a única coisa que se consegue com dificuldade é a palma forrageira a um custo de R$ 300,00 (trezentos reais) o caminhão que dá para arraçoar 20 gados por um período de 5 dias. Mas nem todos os criadores a possuem mais ou conseguem encontrar para comprar.
Palma só restou os tocos - Zé Carneiro
Outro recurso vem sendo o caroço do algodão que vem de fora e chega a ser adquirido a R$ 0,90 (noventa centavos) o quilo. O arraçoamento por cabeça varia entre um a dois quilos por dia.
O gado passa o dia andando, remoendo e mugindo em busca de comida
Matéria do parceiro portalbomjesuseventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário