> TABOCAS NOTICIAS : Bebê com doença rara morre após esperar 30 dias para cirurgia

sábado, 20 de setembro de 2014

Bebê com doença rara morre após esperar 30 dias para cirurgia

Após uma espera de um mês por cirurgia, a bebê Ysabella Maria Pinheiro Reis, de quatro meses, morreu na madrugada deste sábado (20). Ela tinha uma doença rara, a cardiopatia congênita, que causa problemas na estrutura e na função do coração. Nesta sexta-feira (19), a criança havia sido transferida para um hospital de Goiânia, já que a cirurgia não é realizada no Tocantins. Mas, de acordo com a mãe, Luciane Reis dos Santos, 22 anos, a bebê teve uma parada cardíaca e não resistiu.

"Eu estava na casa da minha irmã, quando recebi uma ligação às 4h deste sábado informando que a bebê tinha morrido. Ela estava bem, tranquilinha, mas passou mal à noite e teve uma parada cardíaca. Os médicos disseram que ficaram por mais de 1h tentando reanimá-la", lamentou Luciane.

Por causa da demora em conseguir uma cirurgia para a filha, a mãe procurou o Ministério Público Estadual (MPE). O órgão disse que notificou a Sesau por duas vezes para que o Estado transferisse a bebê para outra cidade.

Após duas decisões judiciais, o Estado conseguiu uma vaga em um hospital de Goiás e a bebê foi transferida por UTI aérea nesta sexta-feira (19). A mãe disse que estava esperançosa quanto à recuperação da filha, mas que a demora contribuiu para a morte de Ysabella. "Eles ficaram enrolando e quando conseguimos a vaga foi tarde demais. A demora contribuiu e muito para a morte dela. Por causa disso, ela não está mais aqui. Tentamos tanto, mas foi tarde demais".

Luciane disse que a família está providenciando o transporte do corpo da criança para Pequizeiro, cidade a 274 km de Palmas, onde a família mora. O velório deve acontecer ainda neste sábado (20) na casa do pai de Luciane. Por: Juliana Araujo / 180graus.com

Nota TN: Mas o governo federal diz que o SUS presta um bom atendimento, e o pior,  tem quem acredita numa idiotice dessa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário