> TABOCAS NOTICIAS : Acostumadas a acumular funções, mulheres estão mais suscetíveis ao infarto

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Acostumadas a acumular funções, mulheres estão mais suscetíveis ao infarto

Ana Pompeu - Correio Braziliense / Julia Chaib - Correio Braziliense
Por minimizar sintomas, Christiana Waknin teve de ser reanimada. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

A luta das mulheres por mais igualdade no mercado de trabalho, somada ao acúmulo de funções em casa, onde muitas vezes elas são as responsáveis pela renda e pelas tarefas domésticas, resultou em um aumento significativo no número de infartos entre as brasileiras. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), enquanto há 50 anos as mulheres representavam 10% das ocorrências, atualmente, elas estão empatadas com os homens. Em setembro, se comemora o Dia Mundial do Coração. O mês foi escolhido para intensificar a prevenção e a orientação em caso de doenças cardiovasculares. Especialistas aproveitam o momento para conscientizar a população e a classe médica sobre o tema. O país registra, em média, 300 mil infartos por ano, desses 80 mil são fatais.

Os últimos dados consolidados de mortes por infarto mostram que, em 2011, as mulheres eram 41,9% das vítimas, 43.317 brasileiras. No mesmo período, 60.158 homens morreram depois de um infarto, 58,1% dos óbitos. O presidente do Congresso Brasileiro de Cardiologia, Augusto De Marco, acredita que esse aumento se deve, em grande parte, à mudança na rotina das mulheres. “O número de mulheres em condição de comando nas empresas cresceu muito. Além de ganharem espaço no mercado de trabalho, elas mantiveram as atribuições anteriores de mães, esposas, donas de casa. Essa sobrecarga aumenta os níveis de estresse”, afirma o médico. Outro dado é o elevado número de mulheres tabagistas. De acordo com De Marco, o risco de infarto é seis vezes maior entre as fumantes.

A despreocupação com os sintomas quase tirou a vida da aposentada Christiana Fernandes Guerra Waknin, 79 anos. Em 2006, ela estava na Europa para visitar a filha e viajaria de uma cidade a outra, quando, no caminho do aeroporto, sentiu uma dor no peito. Como havia andado muito, ela achou que pudesse ser uma fadiga devido a exercício físico. Na hora do embarque, uma funcionária da companhia aérea percebeu que Christiana estava pálida e chamou uma ambulância enquanto a aposentada era levada ao avião. “Eu cheguei a subir no avião. E depois disso apaguei”, conta. Christiana teve um infarto que levou a uma morte súbita abortada, quando o coração para e a pessoa é reanimada. Como a ambulância estava ao lado, os paramédicos a salvaram e a levaram ao hospital, onde ela ficou internada cerca de 15 dias.

Christiana passou cerca de uma hora sentindo dor no peito, embora não tenha observado nada no braço esquerdo, sintoma comum em casos de infarto. Um ano depois, a aposentada teve de fazer uma cirurgia para colocar uma Ponte de safena. Segundo Christiana, o fator genético teve mais influência do que o estilo de vida. Apesar de não beber nem fumar e se alimentar corretamente, ela incluiu uma nova atividade no cotidiano para conservar a saúde. “Hoje, pratico exercícios físicos sempre”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário