> TABOCAS NOTICIAS : São Paulo encerra disputa com Rio de Janeiro por água

sábado, 16 de agosto de 2014

São Paulo encerra disputa com Rio de Janeiro por água

REDAÇÃO ÉPOCA COM AGÊNCIA EFE
Represa Jaguari, no interior de São Paulo. Represas do Sistema Cantareira, que abastecem parte de São Paulo, bateram novo recorde negativo, aumentando os riscos de um racionamento de água (Foto: Denny Cesare / Código 19 / Agência O Globo)

As autoridades de São Paulo decidiram restabelecer o volume de água liberado ao Rio Paraíba do Sul, que abastece os habitantes dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e encerraram uma disputa que ameaçava terminar nos tribunais.

São Paulo, que enfrenta uma grave crise devido à escassez de água, terminou cedendo às pressões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e normalizou o volume liberado para o rio citado, informaram nesta sexta-feira (15) fontes oficiais.

A medida põe fim à crise que começou na última sexta-feira (8), quando a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) decidiu reduzir o fluxo de água da Represa Jaguari de 30 metros cúbicos para 10 metros cúbicos por segundo para "dar prioridade ao abastecimento humano perante as hidrelétricas", segundo Mauro Arce, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo.

No entanto, a decisão das autoridades paulistas pôs em risco o abastecimento de água e energia de cerca de 15 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, segundo a Agência Nacional de Águas, e deu lugar a uma dura troca de acusações entre os governadores de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, à qual a Cesp é vinculada, informou que o volume de água liberado pela Represa Jaguari em direção ao Rio Paraíba do Sul voltou aos níveis prévios à disputa, mas não deu mais explicações.

Na última quarta-feira (13), a Agência Nacional de Energia Elétrica chegou a ameaçar a Cesp com possíveis sanções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário