> TABOCAS NOTICIAS : Sanções russas podem impulsionar exportações agropecuárias brasileiras

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Sanções russas podem impulsionar exportações agropecuárias brasileiras

As restrições da Rússia à importação de alimentos e produtos provenientes de países que lhe impuseram sanções abrem portas para a expansão das exportações brasileiras para esse mercado. Logo após o anúncio, Moscou já demonstrou interesse pela carne produzida no Brasil.

Em Brasília, o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, disse que o embargo da Rússia abre "uma grande janela para o Brasil" entrar no mercado russo. "Do ponto de vista da política agrícola, é positivo", declarou. Paludo acrescentou que a Rússia é um grande consumidor não somente de grãos, mas também de carnes.

Ele falou em "revolução" nas exportações brasileiras de carne, milho e soja. O secretário também avaliou que essa decisão pode ter efeito parecido com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, quando houve um "abalo sísmico" no mercado de commodities.

Para o economista Samy Dana, da Fundação Getúlio Vargas, as sanções russas podem de fato impulsionar as exportações brasileiras, além de ser uma chance de o Brasil ampliar a gama de produtos exportados para a Rússia. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário