> TABOCAS NOTICIAS : Remédio reverte Alzheimer em ratos

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Remédio reverte Alzheimer em ratos


Foto: reprodução
Um componente medicinal descoberto por pesquisadores americanos e testado em camundongos mostrou-se capaz de reverter perdas de funções cognitivas causadas pelo Alzheimer.
É o que mostra um estudo publicado nesta terça-feira, 5, no periódico científico PLoS Biology.

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Yale, uma das mais renomadas dos Estados Unidos, verificaram que o componente batizado de TC-2153 inibiu os efeitos negativos de uma proteína que regula as funções de aprendizado e memória, revertendo, assim, deficiências provocadas pela doença. Isso com uma única dose.
 
Segundo o estudo, altos níveis da proteína chamada Step no cérebro podem anular a ação de outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do órgão.
 
Diante disso, os cientistas estudaram por 5 anos milhares de moléculas até chegar a uma que pudesse inibir os efeitos da proteína Step.
 
Em várias tarefas propostas, a performance dos camundongos com problemas cognitivos foi igual à do grupo de animais saudáveis. 

Agora, os pesquisadores estão testando o composto em outros animais, como macacos, e caso o bom resultado se repita, a droga poderá ser testada para melhorar as funções cognitivas em humanos.
Com informações do Estadão

Outra pesquisa
Felizmente os cientistas trabalham sem parar.
Em abril noticiamos aqui no SóNotíciaBoa outra pesquisa, desta vez na Europa, que conseguiu reverter a perda da memória, provocada pelo Alzheimer, em ratos.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Releia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário