> TABOCAS NOTICIAS : O drama de uma cidade sem água que pode estar perto do fim

sábado, 2 de agosto de 2014

O drama de uma cidade sem água que pode estar perto do fim

A falta de chuvas que castiga o semi-árido nordestino deixou a cidade de Carrapateira, na região do Alto Sertão, sem água. O abastecimento foi interrompido pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), há meses, desde que o açude secou.

Para conseguir água para beber e cozinhar, os moradores da cidade inteira, inclusive do centro, têm como a primeira missão do dia levar latas, baldes e botijões secos até os reservatórios que a Prefeitura espalhou pelas ruas para encher e levar para casa. A Operação Carro-Pipa e a Prefeitura Municipal são responsáveis pela distribuição de água potável na cidade e em diversas comunidades rurais.

Apesar do drama vivido pela população do município de Carrapateira, o sofrimento pode estar com os dias contados. Segundo o prefeito André Pedrosa, esta semana as máquinas da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) já estão no município perfurando 10 poços artesianos. O primeiro já foi perfurado e apresentou uma vazão de 5 mil litros de água por hora, para alegria do povo. Até agora a Prefeitura em parceria com o órgão já perfurou 16 poços, mas a meta é chegar a 50 até o fim do ano.

André disse que em breve o problema da falta de água será solucionado. De acordo com ele a Cagepa precisa do fornecimento de 20 mil litros d’água por hora para abastecer toda a população com água nas torneiras sem racionamento. Até agora os poços cavados já soma a vazão de 18 mil litros a cada hora, quase auto suficiente.

Depois de cavados, os poços serão instalados para bombear água para o sistema da Cagepa para que o líquido seja distribuído com a população e as torneiras voltem a jorrar água como antes. Radar Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário