> TABOCAS NOTICIAS : Médicos removem esqueleto de 36 anos de dentro de paciente

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Médicos removem esqueleto de 36 anos de dentro de paciente

Esqueleto retirado da paciente / Foto: AFP
Médicos de Nagpur (Índia) removeram de dentro de uma paciente um esqueleto de 36 anos. O caso é considerado como a gravidez ectópica (fora do útero) mais longa da História. 
A paciente de 60 anos ficou grávida aos 24, mas depois sofreu um aborto porque o feto crescera fora do útero, segundo a agência France Presse. 
A mulher, que mora em uma área rural pobre no Centro da Índia, ficou "aterrorizada" com a possibilidade de ser submetida a cirurgia para a retirada dos restos do feto. Em vez disso, procurou apenas uma clínica local, que não realizou o procedimento e a mandou de volta para casa.
Décadas depois, a paciente procurou outro hospital reclamando de dores abdominais. Médicos suspeitaram, inicialmente, de câncer, mas exames revelaram a massa calcicficada:
Raio-X mostra os restos mortais do feto - Foto: AFP
"Uma mulher de 60 anos com um feto no abdome por 36 anos é uma maravilha médica. É algo sobre o qual nunca ouvimos falar", disse Murtaza Akhtar, médico que atendeu a indiana. 
Especialistas vasculharam a literatura médica e descobriram um caso semelhante na Bélgica: uma mulher ficou com um feto que se desenvolvera fora do útero por 18 anos. 
Uma equipe médica realizou com sucesso a cirurgia para a retirada do esqueleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário