> TABOCAS NOTICIAS : Israel vê pouco progresso nas negociações de guerra em Gaza

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Israel vê pouco progresso nas negociações de guerra em Gaza

Exame - Negociadores israelenses e palestinos devem se reunir no Cairo, onde o Hamas e seus aliados estão buscando colocar um fim ao bloqueio israelense e egípcio à Faixa de Gaza.

“As lacunas entre os lados são grandes e não há progresso nas negociações”, disse uma autoridade israelense que não quis ser identificada. Não houve comentário imediato do Hamas, o grupo islâmico que domina Gaza.

Um representante palestino com conhecimento das negociações disse à Reuters, sob condição de anonimato: “Até agora não podemos dizer que um avanço foi alcançado… 24 horas e veremos se vamos ter um acordo”.

O Hamas também quer uma abertura para um porto marítimo ao Mediterrâneo para a empobrecida Gaza, um projeto que, segundo Israel, deve ser tratado apenas em conversas futuras sobre um acordo de paz permanente com os palestinos.

Israel tem resistido em levantar o bloqueio econômico sobre Gaza e suspeita que o Hamas irá se reabastecer de armas do exterior se tiver um acesso facilitado ao território costeiro.

O Egito, vizinho de Gaza, também vê o Hamas como uma ameaça à segurança. Israel retirou suas forças terrestres de Gaza na semana passada após ter dito que o Exército completou seu objetivo principal, que era destruir mais de 30 túneis cavados por militantes para realizar ataques em território israelense.

O Estado judaico agora quer garantias de que o Hamas não utilizará suprimentos de reconstrução enviados para o enclave para reconstruir esses túneis.

O representante palestino disse que a delegação havia concordado que a reconstrução em Gaza deveria ser realizada pelo governo de unidade, mais técnico, composto em junho pelo Hamas e pelo mais moderado Fatah, do presidente Mahmoud Abbas, que fica na Cisjordânia.

Representantes israelenses não estão se reunindo pessoalmente com a delegação palestina porque ela inclui o Hamas, considerado por Israel como uma organização terrorista.

O Hamas, por sua vez, prega a destruição de Israel. Hospitais de Gaza disseram que 1938 palestinos, a maioria deles civis, foram mortos desde 8 de julho, quando Israel lançou uma campanha militar para parar os disparos de foguetes e morteiros, vindos do enclave, contra suas cidades. Israel perdeu 64 soldados e três civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário