> TABOCAS NOTICIAS : Genoino deixa prisão e vai cumprir pena em regime aberto

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Genoino deixa prisão e vai cumprir pena em regime aberto

do BOL, em São Paulo-Alan Marques/Folhapress
O ex-presidente do PT José Genoino deixa, de carro, o presídio da Papuda na manhã desta terça-feira. Ele foi autorizado a cumprir o restante de sua pena em casa, no chamado regime aberto

O ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do antigo PL (atual PR) Jacinto Lamas deixaram o presídio da Papuda na manhã desta terça-feira (12). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

Após uma audiência na Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas, Genoino e Lamas podem agora cumprir o restante de suas penas em casa, no chamado regime aberto.

O ex-presidente do PT deixou a Vara de Execuções Penais por volta de 10h. Seus advogados não informaram onde ele cumprirá a pena, se numa casa alugada num bairro nobre de Brasília ou na residência de uma de suas filhas.

Segundo a Folha, Genoino e Lamas foram informados sobre as novas condições no encontro com o juiz. Os dois assinaram um termo se comprometendo a cumprir as regras. Entre as determinações do regime aberto, está a de se recolher aos seus domicílios entre 21h e 5h, além de passar todos os fins de semana em casa. Se precisarem sair nestes períodos será necessária uma autorização da Justiça.

Genoino e Lamas também não poderão se encontrar com outros condenados que cumpram pena, sejam eles do processo do mensalão ou não. Não poderão portar armas, entorpecentes e nem bebidas alcoólicas.

De acordo com informações destinadas aos presos em regime aberto no site da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, eles também não poderão "frequentar locais de prostituição, jogos, bares e similares". Caso os dois desobedeçam as orientações podem voltar para o regime semiaberto, quando o preso vive na Papuda com a possibilidade de sair durante o dia caso tenha um trabalho externo.

Condenado a 4 anos e 8 meses de prisão pelo crime de corrupção no processo do mensalão, Genoino poderia deixar o presídio e iniciar a pena em regime aberto após cumprir um sexto de sua pena, no dia 24 de agosto. Mas, como ele trabalhou na biblioteca da Papuda e fez cursos enquanto estava preso, abateu alguns dias de sua pena e pôde antecipar sua saída.

Já Lamas, que foi condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro, já estava trabalhando fora do presídio e conseguiu descontar 90 dias de sua pena, o que também permitiu sua saída antecipada. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário