> TABOCAS NOTICIAS : Garoto surdo ouve pela 1ª vez

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Garoto surdo ouve pela 1ª vez


Foto: reprodução/Youtube
Há um mostramos aqui no SóNotíciaBoa a reação emocionante de um menino dos EUA que ouviu pela primeira vez depois de um implante auditivo no tronco cerebral. Veja aqui.
Agora foi a vez de um garoto brasileiro ter a mesma emoção.

Matheus Alves Aroucha, de 2 anos, ouviu um som pela primeira vez na vida, nesta segunda-feira, dia 11, após fazer a ativação do implante coclear multicanal.
A cirurgia foi no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP).??

História
O garoto nasceu com surdez profunda e ficou desde seus primeiros meses em uma fila de espera para implantar o aparelho, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a cirurgia, realizada no ouvido direito, ele vai poder escutar qualquer tipo de som e, com o acompanhamento de fonaudióloga, deve começar a falar no período de um ano e meio.

A cirurgia
O menino realizou a cirurgia para a colocação do componente interno do implante em abril deste ano e nesta segunda ativou o sistema externo, que funciona como uma espécie de processador de som, que vai emitir as ondas sonoras para possibilitar a audição.

Reações?
Matheus sorriu ao ouvir os estimulos da fonaudióloga, que batia na mesa e conversa com ele.
O garoto também colocava brinquedos no ouvido à medida que as pessoas conversavam com ele.
"Muita gente me falou que eu não deveria fazer porque a manutenção era cara, mas eu estou muito feliz por meu filho poder ouvir", afirmou Fabiana.?

Implante coclear?
O implante coclear multicanal, conhecido como "ouvido biônico", é aconselhado para crianças e adultos que possuem deficiência auditiva severa, que não apresentaram melhora com o uso do aparelho de surdez tradicional.
Na cirurgia, é colocado o dispositivo interno, depois, o processador de fora, que regula o som, é ativado.??

De acordo com os especialistas, quando o implante é ativado o paciente ainda escuta sons em volume baixo, depois, com o tempo, o aparelho aumenta e a reprodução é igual a real.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 mil usuários colocaram o implante no mundo. Veja a reação do Matheus: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5395

Nenhum comentário:

Postar um comentário