> TABOCAS NOTICIAS : Fotógrafo vai registrar 300 etnias indígenas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Fotógrafo vai registrar 300 etnias indígenas

Fotos: acervo/Renato Soares
Por Rinaldo de Oliveira
Quantas etnias indígenas existem no Brasil?
Seriam 305 etnias, segundo o IBGE.
E o fotógrafo Renato Soares abraçou o desafio de mapear e registrar todos esses povos, que ele considera “verdadeiros brasileiros”.
Com décadas de estrada documentando as nações indígenas, Renato está prestes a realizar o maior projeto de sua vida: o "Ameríndios do Brasil" e acha muito pouco pra mostrar tanta diversidade:

“Já são mais de 15 anos de mergulho no universo indígena e serão necessários pelo menos mais 10, quem sabe 20 anos, para esquadrinhar e revelar a diversidade étnica dos povos originários do Brasil. Quero mostrar rostos, valorizar culturas, respeitar identidades, dar visibilidade. Quem não é visto corre o risco de ser esquecido!”, diz.

O projeto Ameríndios do Brasil é um trabalho ambicioso, quase uma epopeia, que pretende documentar a diversidade étnica brasileira neste início de século 21, como fizeram a seu tempo os pesquisadores e naturalistas Hercule Florence e Visconde de Taunay, na Expedição Barão de Langsdorf; o médico e botânico Carl Friedrich Philipp von Martius; e Alexandre 
Rodrigues Ferreira, em sua Viagem Filosófica sobre a Amazônia. 

Um trabalho que exige fôlego e competência, além de intimidade e respeito aos povos retratados. 

Também pudera, as mais de 305 nações indígenas espalhadas pelo território nacional, incluindo os índios 
arredios, constituem 896,9 mil pessoas, que falam 274 idiomas diferentes.

De perto
Foram incontáveis temporadas que o fotógrafo passou em territórios indígenas, participando das atividades cotidianas, rituais nas aldeias e registrando tudo com seu olhar diferenciado.
Nascido em Minas Gerais, e morador da capital paulista, Renato Soares já possui um generoso mapeamento fotográfico de tribos do Alto Xingu ( Yawalapiti, Kamayurá, Kalapalo, Waurá, Mehinako, Naufukuá e Kuikuro ), da região amazônica (Matis, Marubo, Matsé, Tikuna, Kaiapó), além dos Pataxó (BA), Krahô (TO), Pankararu (PE), Xavante (MT), Guarani (ES/SP), entre tantos outros. 
A próxima viagem de Renato Soares está prevista para setembro, na aldeia dos índios Bororo (MT), pertencentes ao grupo linguístico macro-Jê.

Para conhecer um pouco mais da obra do “fotógrafo dos índios”, com um acervo de mais de 100 mil imagens, é só visitar o site www.imagensdobrasil.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário