> TABOCAS NOTICIAS : EUA alerta para risco de propagação do Ebola

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EUA alerta para risco de propagação do Ebola

Os EUA lançam um alerta sobre a possibilidade de propagação do vírus Ebola pelo mundo, já que no momento a África ocidental passa por uma das maiores epidemias do vírus na história. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americanos, desde março, foram registrados 1.201 casos de Ebola e 672 mortes (uma mortalidade superior a 50%) em Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Para o CDC, a probabilidade de que esta epidemia se propague fora da África ocidental é muito baixa, mas é preocupante a velocidade da evolução nestes países e teme-se que o vírus possa ser levado por viajantes, para qualquer lugar do planeta, que poderia ocasionar em poucos dias, uma epidemia mundial em grandes proporções, como aconteceu na Libéria, onde em apenas 21 dias, período de latência do vírus ocorreram vários casos. Na semana passada foi confirmado o primeiro caso na Nigéria.

O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A febre que provoca se manifesta com hemorragias, vômitos e diarreia. A taxa de mortalidade varia entre 25% e 90% entre os humanos e não há vacina que evite o contágio.

A maior preocupação é que a pessoa infectada pode transmitir o vírus antes da manifestação da doença ou até que se identifique a mesma. Fonte: France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário