> TABOCAS NOTICIAS : Eleitores baianos desconhecem a função de um deputado ou de um senador

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Eleitores baianos desconhecem a função de um deputado ou de um senador

A menos de dois meses para as eleições, muitos eleitores não sabem quais as funções dos parlamentares e chefes de estado, nos quais irão votar no dia 5 de outubro. A Tribuna da Bahia foi às ruas para saber dos cidadãos aptos a votar se eles sabem qual a função de um deputado estadual, federal e senador. Nenhum dos entrevistados soube responder quais as obrigações de cada parlamentar, porém a grande maioria disse que pesquisa antes de votar em um candidato. “Não sei a função, mas procuro sempre saber o que ele já fez, pesquiso sobre a conduta dele antes de votar e a partir daí escolho”, disse o estudante Thiago Souza. Ele afirma que já tem ideia em quem irá votar em outubro, mas continua pesquisando. “Eu olho nos sites, nas redes sociais para saber mais informações do candidato e procuro sempre repassar a meus amigos e familiares o meu ponto de vista e o que constatei na pesquisa”, conta Souza. “Eu não sei a função não. 
Mas acho que temos que fiscalizar eles o tempo todo. Porque só aprecem na época de eleição, depois eles esquecem da gente”, disse a diarista Ludmila dos Santos. No grupo de jovens reunidos em um ponto turístico da cidade, nenhum soube a função dos deputados e senadores. A Bahia conta com cerca de 10 milhões de eleitores, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), sendo o quarto maior estado eleitoral do país.
Deste número 4.861.806 são homens (48%) e 5.240.652 são mulheres (51%).Entre os jovens que se enquadram no voto facultativo com idade entre 16 e 17 anos, os homens representam 49% e as mulheres 50%. As eleições deste ano acontecem dia 5 de outubro e o 2º turno, se houver, no dia 26 do mesmo mês. Os cidadãos brasileiros irão eleger o presidente e vice-presidente da República, deputados federais, estaduais, senadores, governadores e vice-governadores. Todos os parlamentares são representantes do povo, eleitos democraticamente a cada quatro anos. (Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário