> TABOCAS NOTICIAS : Com suspensão de cirurgias, 11 ambulâncias do Samu ficam presas a espera de macas no RN

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Com suspensão de cirurgias, 11 ambulâncias do Samu ficam presas a espera de macas no RN

A retenção de macas das ambulâncias do Samu já é fato corriqueiro no cotidiano da Saúde Pública potiguar. No entanto, a suspensão de cirurgias por parte de médicos de cooperativas que estão sem receber do Governo do Estado fez com que a situação ficasse ainda mais grave. Na manhã de hoje (11), 11 ambulâncias do Samu Natal e Metropolitano estavam paradas aguardando a liberação das macas. 

Com a suspensão das cirurgias, principalmente as ortopédicas, aumentou o número de pacientes que permanecem internados nas unidades médicas e, com isso, as macas do Samu que chegam com os pacientes são utilizadas como leitos para acomodar as pessoas que aguardam atendimento.

Das 11 ambulâncias que estão paradas no Clóvis Sarinho/Walfredo Gurgel, cinco são do Samu Natal e seis do Samu Metropolitano, o que corresponde quase à metade das viaturas do Samu. Uma das ambulâncias está há 15 horas paradas aguardando a liberação da maca.

Em outubro de 2013, o Ministério Público emitiu uma recomendação para que o Poder Público viabilize alternativas para evitar a retenção das macas do Samu. Também em outubro, a Secretaria Estadual de Saúde Pública publicou portaria determinando que todos os diretores dos hospitais da rede estadual liberem as macas do Samu. No entanto, a determinação não vem sendo cumprida.(Ponto de vista) Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário