> TABOCAS NOTICIAS : Chega de endoscopia; já existe o comprimido com mini-câmera

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Chega de endoscopia; já existe o comprimido com mini-câmera


Foto: divulgação/PillCam
Um comprimido "futurístico", com uma câmara incorporada  poderá substituir a realização de endoscopias, exames invasivos e, com frequência, desconfortáveis para os pacientes.
A solução, denominada "Pillcam foi apresentada recentemente no Royal Hospital Bolton, em Inglaterra.

"Há muita coisa que não somos capazes de ver com uma endoscopia comum", explica Salil Singh, gastroenterologista que apresentou o "comprimido endoscópio" aos pacientes ingleses.

"A maior parte das pessoas acha que [o procedimento] é fascinante. Há 20 anos, um exame como este era ficção científica, mas hoje é realidade", congratula-se o especialista, no jornal The Bolton News.
 
Criação
O "Pillcam", desenvolvido pela empresa israelita Given Imaging é engolido pelo paciente e permite a observação do esôfago, do estômago, do intestino grosso e do intestino delgado, este último particularmente difícil de ver através dos procedimentos comuns. 
 
Como funciona
Depois de entrar no organismo, o comprimido viaja pelo corpo, tirando mais de 18 fotografias por segundo.
Estas fotos são enviadas para um cinto especial que os pacientes devem usar durante o exame e que recebe e armazena todas as imagens. 
 
Capacidade
A luz LED colocada na câmara incorporada neste comprimido permite apurar a existência de possíveis lesões no intestino e identificar problemas de saúde como a doença celíaca ou a doença de Crohn. 
 
Preço
Minesh Pankhania, paciente do Royal Bolton Hospital, foi uma das primeiras a serem submetidas ao exame, que custa cerca de 628 euros – quase 1.900 reais -  no Reino Unido.

"Foi estranho pensar que tinha uma pequena câmara a passear pelo meu corpo, mas não senti nada e foi tudo feito em cerca de duas horas", disse.

A PillCam é usada apenas uma vez e se autodegrada.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário