> TABOCAS NOTICIAS : Unicef: 121 crianças já morreram nos ataques israelenses em Gaza

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Unicef: 121 crianças já morreram nos ataques israelenses em Gaza

REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA EFE
Crianças palestinas observam mesquita destruída após ataque de Israel na Faixa de Gaza (Foto: Lefteris Pitarakis/AP)

A ofensiva de Israel contra o movimento islamista palestino Hamas, na Faixa de Gaza, entra em seu 15º dia com número crescente de mortos entre os palestinos. Segundo fontes médicas da Faixa de Gaza, 609 palestinos morreram e 3,7 mil ficaram feridos desde o início das operações israelenses.

Esses números, que já são assustadores, se tornam ainda mais sombrios quando se constata que um quinto das vítimas é formado por crianças. A Unicef, organismo das Nações Unidas para a proteção da infância, confirmou nesta terça-feira (22) que entre os mortos há 121 crianças palestinas - 84 eram meninos e 37 meninas, com idades que variavam entre cinco meses e 17 anos. Pelo menos 904 outras crianças ficaram feridas.

O número de crianças mortas no conflito é maior do que o de militantes do Hamas, grupo combatido por Israel. Segundo o Ministério da Saúde dos territórios palestinos, 87 membros do Hamas foram mortos desde o início da ofensiva israelense.

São vários os relatos de crianças sofrendo e sendo atingidas por tiros e bombas no conflito. Um dos casos mais chocantes ocorreu na semana passada, um dia antes de Israel iniciar a ofensiva por terra em Gaza.Um navio israelense disparou contra um grupo de crianças que jogava futebol em uma praia. Quatro crianças de uma mesma família morreram.

O Escritório de Assuntos Humanitários da ONU descreveu como "devastadora" a situação para a população de Gaza. "Literalmente, não há um espaço que seja seguro para os civis", disse o porta-voz da ONU Jens Laerke.

O dano psicológico para os menores também é um problema. Segundo uma rápida avaliação realizada por voluntários em Gaza, 107 mil crianças precisam de tratamento especializado pelo trauma que sofreram ao vivenciar ataques que mataram suas famílias ou destruíram suas casas. Por enquanto, as equipes de emergência conseguiram oferecer esse tipo de apoio a menos de 900 crianças.

Confronto na Terra Santa
A nova onda de violência na região começou em junho, após três jovens israelenses terem sido sequestrados e mortos por militantes islamistas na Cisjordânia. No dia seguinte, umjovem palestino foi encontrado morto, com sinais de tortura, provavelmente como forma de represália. No dia 8 de julho, Israel iniciou a chamada Operação Margem Protetora, com intensos bombardeios aéreos à Gaza. Do outro lado, a resposta palestina tem sido o lançamento de foguetes contra cidades ao sul de Israel.

Na última quinta-feira (17), Israel iniciou uma incursão terrestre à Faixa de Gaza, envolvendo as unidades de infantaria, artilharia blindada, artilharia e unidades de inteligência coordenada com a Marinha de Guerra e a Aviação. Israel diz que a intervenção terrestre tem dois objetivos: acabar com a capacidade ofensiva do movimento palestino islâmico Hamas e localizar e destruir túneis construídos na Faixa de Gaza, que dão acesso ao território israelense. Nos cinco dias da invasão terrestre, as forças armadas israelenses descobriram 66 entradas de 23 desses túneis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário