> TABOCAS NOTICIAS : Um país inteiro se prepara para migrar antes de ser engolido pelo oceano

sábado, 5 de julho de 2014

Um país inteiro se prepara para migrar antes de ser engolido pelo oceano

REDAÇÃO ÉPOCA
Kiribati desaparecerá em alguns anos. O governo prepara a evacuação de toda a população (Foto: Divulgação/ Governo da República de Kiribati)
Se pesquisar pelas ilhas Kiribati no Google Imagens, você vai ficar com inveja de seus moradores. Kiribati é um verdadeiro paraíso natural no meio do Pacífico. O lugar é famoso também por estar sempre à frente do resto da humanidade: muito ao leste, em Kiribati o ano novo chega mais cedo, por causa do fuso-horário. Antes de se render ao impulso de fazer as malas e mudar-se para lá, saiba: Kiribati vai desaparecer. Dentro de 20 ou 85 anos (os cálculos variam) a ilha-nação será engolida pelo mar, à medida que o aquecimento global faz subir o nível do oceano. Para abrigar sua população, o governo do país recorreu a uma solução pouco ortodoxa: nesta semana, efetivou a compra de um pedaço de Fiji. Quando Kiribati desaparecer, sua população inteira vai migrar para o terreno comprado no país vizinho.

A ilha adquiriu 20 quilômetro quadrados de floresta para o caso de ter de evacuar seus 103 mil moradores. O terreno foi comprado da Igreja Anglicana por US$8, 8 milhões. Por enquanto, o governo de Kiribati pretende usar o território para agricultura. “Esperamos não ter de colocar todo mundo nesse pedaço de terra. Mas, se for absolutamente necessário, podemos fazer isso” disse o presidente Anote Tong à agência de notícias Associated Press em 2012, quando as negociações começaram. O governo da ilha ainda precisa discutir com as autoridades em Fiji o que elas acham do plano de migração em massa.

A situação é urgente para Kiribati. O nível do mar ao redor de seus 32 atóis sobe uma média de 1,2 centímetros por ano – 4 vezes mais rápido do que a média mundial. De acordo com Tong, moradores de alguns vilarejos já começaram a migrar e a água do mar contaminou parte dos lençóis freáticos das ilhas. A maré que sobe salga as terras cultiváveis do país, dificultando a produção de alimentos. Destrói casas e lojas. O aquecimento global também matou os corais próximos às ilhas. Ao morrer, eles deixaram o ecossistema mais pobre. Os peixes foram desaparecendo. A situação é tão ruim que alguns cidadãos de Kiribati já fizeram pedido de asilo na Nova Zelândia.

Os moradores de Kiribati, a procura de um novo lar, fazem parte de uma nova categoria de migrantes: os refugiados climáticos. Eles ainda são poucos, mas devem aumentar nas próximas décadas. Estimativas atuais avaliam que devem chegar a ser 700 milhões até 2050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário