> TABOCAS NOTICIAS : Trabalhar só 4 dias por semana: proposta polêmica?

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Trabalhar só 4 dias por semana: proposta polêmica?


Arte/reprodução
Por Rinaldo de Oliveira - Não! Não estamos falando de deputados e senadores brasileiros. 
A proposta polêmica, de reduzir a semana de 5 para 4 dias de labuta, é para o trabalhador comum e já tem aprovação de 57% dos britânicos.
A mudança, defendida por um principais médicos do Reino Unido, diz que isso diminuiria sintomas típicos de estresse por acúmulo de trabalho, como hipertensão, problemas mentais e ajudaria a combater o desemprego.
O dia a mais de folga aumentaria o tempo para fazer exercícios físicos e manter o convívio com familiares, atividades que tendem a diminuir o estresse, de acordo John Ashton, presidente da Faculdade de Saúde Pública do Reino Unido, que comanda um grupo de 3.300 especialistas em saúde pública.
Segundo Ashton, o ganho de mais um dia para o lazer acabaria com o que ele chama de "má distribuição do trabalho", e seria responsável até pela redução do desemprego.

Semana de 4 dias
"Devemos apoiar uma semana de 4 dias porque o problema que temos no mundo do trabalho é que você tem uma parte da população que está trabalhando muito e uma proporção que não tem emprego", diz.
Ashton tenta consciencializar sobre o quanto problemas mentais, como a depressão e ansiedade, podem ser a causa - ou o efeito - de problemas de saúde.
"Precisamos de uma semana de quatro dias para que as pessoas possam desfrutar das suas vidas, ter mais tempo com as suas famílias, e, talvez, reduzir a hipertensão, porque as pessoas podem começar a exercitar-se nesse dia extra", disse em entrevista ao jornal The Guardian.
Pesquisas apontam que os britânicos têm uma das jornadas de trabalho mais longas da Europa, o que aumenta os níveis de stresse, problemas de sono e pedidos de baixas médicas, além de reduzir a produtividade.

Apoio
Um levantamento da consultoria britânica YouGov, feito em Abril deste ano, constatou que 71% dos britânicos acham que a mudança faria do Reino Unido um lugar mais feliz.
57% apoiaram a ideia da semana de quatro dias.
O governo do Reino Unido já dispõe de uma política que permite aos trabalhadores solicitarem horários mais flexíveis no expediente.

Brasil
E aqui no Brasil, será que daria certo? 
O empresário, consultor de empresas e colunista do SóNotíciaBoa, Roberto Garini, diz que sim.
Ele defende a ideia e diz que "a redução da semana de 5 para 4 dias úteis diminuiria o desemprego porque faria empresas que funcionam 7 dias por semana, como shoppings, contratarem mais mão de obra para suprir os outros 3 dias em que teriam que abrir."
Isso movimentaria a economia e também ajudaria a reduzir problemas de saúde, como hipertensão e as doenças modernas provocadas pelo estresse, como depressão e síndrome do pânico, que provocam faltas no trabalho e prejuízos às empresas.
O governo seria outro beneficiado porque reduziria seus gastos com auxílio doença.
Com informações do The Guardian, DiárioDigital e SóNotíciaBoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário