> TABOCAS NOTICIAS : Sete passos para uma menopausa saudável

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sete passos para uma menopausa saudável

Por volta dos 50 anos, uma data marca uma nova fase na vida de uma mulher: a menopausa. Essa etapa, que se caracteriza como o dia da última menstruação e se consolida após um ano sem menstruar, representa o fim do ciclo ovulatório.
A transição da idade fértil para a infértil traz uma série de sintomas à saúde da mulher. Com bons hábitos de vida, no entanto, é possível fazer uma passagem suave. “Medidas como dieta saudável e atividade física regular podem atenuar os sintomas da menopausa em até 80%”, diz Domingos Mantelli, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.

As mudanças que preparam o corpo para a menopausa começam a partir dos 40 anos, quando o metabolismo desacelera — fica mais difícil emagrecer, por exemplo. Por volta dos 47 anos, os hormônios estrogênio e progesterona caem gradativamente. Nessa fase, chamada de perimenopausa, podem se manifestar mais de 200 sintomas, como ondas de calor, irritabilidade, diminuição da lubrificação vaginal, ressecamento da pele e irregularidade do ciclo menstrual. Dentre eles, o mais usual são as ondas súbitas de calor, chamadas de fogacho, consequência da baixa do estrogênio que descontrola a região do cérebro responsável pelo controle da temperatura corporal.

O período chamado de climatério, que começa na perimenopausa e se prolonga à pós-menopausa (até os 65 anos), deve ter acompanhamento médico. “Com a baixa do estrogênio, a mulher fica mais exposta a males como colesterol alto, osteoporose e doenças cardiovasculares. Por isso, ao entrar na perimenopausa, é indispensável fazer um check-up completo”, diz Fabio Laginha, ginecologista e coordenador da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Confira na íntegra/Tire dúvidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário