> TABOCAS NOTICIAS : Resposta da Petrobras a ÉPOCA

domingo, 6 de julho de 2014

Resposta da Petrobras a ÉPOCA

Em resposta às perguntas encaminhadas por ÉPOCA, a Petrobras respondeu que cancelou o contrato com a Ecoglobal porque "identificou violação, por parte da Ecoglobal, ao dever de boa-fé objetiva contido no contrato em questão, e também no Código Civil”. Segundo a Petrobras, “foram observadas manifestações contraditórias em relação à composição societária prestadas pelo seu sócio administrador, Vladimir Magalhães da Silveira, registradas em correspondência, emails e termo de declaração: inicialmente foi mencionado o nome de um envolvido na operação Lava Jato como sócio da Ecoglobal, e depois foi negada tal participação”. "Além disso, no curso das apurações internas acerca da referida violação, identificou-se que, diante da não concretização da participação dos investidores informada pela Ecoglobal, a citada empresa não teria meios de concluir o objeto do contrato”, diz a estatal.

A Petrobras diz também que fará uma licitação, no primeiro semestre de 2015, para escolher, entre “as empresas qualificadas para o serviço”, a sucessora do contrato ganho pela Ecoglobal. "Foi constituída uma comissão interna de apuração que não identificou qualquer desvio de conduta de empregados da Petrobras no processo de contratação da Ecoglobal”, diz a Petrobras. "Virmondes Alves Pereira continua exercendo sua função da Gerente Geral de Construção e Manutenção de Poços.”

Sobre o fato do funcionário Virmondes ter um filho que trabalha na Halliburton, empresa contratada sob a supervisão dele, a estatal é vaga. Afirma apenas que "cumpre regularmente a legislação referente a conflito de interesses e possui Código de Ética no qual há compromisso dos empregados de não se envolverem em situação desse tipo”.

Questionada sobre ter cancelado apenas o contrato da Ecoglobal, e não os das demais empreiteiras e multinacionais investigadas pela PF na operação Lava-Jato, a Petrobras disse somente que está colaborando com as investigações. E que "sua Auditoria Interna constantemente avalia os processos de licitação, contratação e execução de serviços, sendo suas recomendações diligentemente analisadas, visando proteger os interesses da Companhia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário