> TABOCAS NOTICIAS : Preso pelo mensalão, Dirceu é transferido para semiaberto

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Preso pelo mensalão, Dirceu é transferido para semiaberto

Fernanda Calgaro*Do UOL, em Brasília
Ex-ministro José Dirceu conversa com advogada no interior do CPP (Centro de Progressão de Pena), onde irá cumprir o regime semiaberto após ter sido transferido do Complexo Penitenciário da Papuda

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que o ex-ministro José Dirceu e mais dois condenados no julgamento do mensalão foram transferidos por volta das 14h desta quarta-feira (2) do Complexo Penitenciário da Papuda para o Centro de Progressão Penitenciária no Distrito Federal, de onde poderão sair para trabalhar.

Os demais presos transferidos foram o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP). Ainda aguardam transferência o ex-deputado Bispo Rodrigues (PR-RJ) e o ex-assessor parlamentar Jacinto Lamas.

PENAS DO MENSALÃO
Confira como ficaram as condenações após o STF decidir sobre todos os recursos do histórico julgamento - Crimes e multas

Presos desde novembro, os últimos quatro já estavam trabalhando durante o dia, mas tiveram a autorização revogada pelo então relator da ação, ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Superior Tribunal de Justiça).

No sistema penitenciário do DF, os presos condenados ao regime fechado cumprem pena na Papuda. Ao ganhar direito ao semiaberto, são transferidos para outras unidades, como o CPP.

Na semana passada, porém, o Supremo derrubou decisão individual de Barbosa e concedeu o benefício novamente a eles e deu também permissão também para Dirceu, que ainda não estava trabalhando.

Dirceu vai trabalhar na biblioteca de um escritório de advocacia em Brasília, Delúbio volta a atuar na sede da CUT (Central Única dos Trabalhadores), e Costa Neto será gerente de um restaurante em Brasília. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário