> TABOCAS NOTICIAS : PR> Galinha é criada como filha por agricultores

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PR> Galinha é criada como filha por agricultores

Uma galinha passou a fazer parte da família de um casal da zona rural de Itambé, no norte do Paraná. 'Piu', como é chamada, ganhou espaço na casa dos agricultores Izolina Vertuan e Sergio Vertuan depois de ser encontrada com uma perna machucada, ainda quando era um pintinho.
O tratamento é de filha: está sempre no colo dos donos, gosta de carinho, dorme na rede e sempre acompanha os "pais" na lavoura e nos serviços domésticos. Com nove meses, a galinha transformou um berço construído pelo pai de Izolina em ninho - lá, onde já dormiram a própria Izolina e as filhas dela, vieram à luz vários pintinhos, no sábado (12/07).
“Eu fui limpar o quarto, que fica na casa ao lado, e, quando vi, ela tinha botado dois ovos no berço. Depois, foi botando mais. Meu marido até falou pra tirar ela de lá, mas eu não deixei”, conta. Segundo a agricultora, a ave repete com os filhotes os mesmos cuidados que recebeu dos donos. “Ela os coloca pra dormir no mesmo lugar que ela dormia quando eu a acolhi”, explicou.
Piu já até tentou viver em um galinheiro quando foi resgatada, mas não se acostumou e voltou correndo para casa, diz a dona. “No começo, meu marido colocou uma lâmpada em cima de uma caixa e a gente a deixou na área. Depois, ela dormia em cima da máquina de lavar. Aí quis ir lá pra fora com as outras galinhas, mas sempre aparece pra ficar perto da gente”, disse.
O carinho pela galinha é tão grande que até as filhas da Izolina ficam enciumadas, conta ela. “Eu acho que elas têm um pouco de ciúme. O marido tinha no começo, mas depois ele se derreteu por ela também”, comenta. Izolina diz que gosta de todos os animais, mas não esconde a preferência por Piu. “Ela é mais que um cachorro, é diferente, é quase uma filha”, classifica.
Os novos membros da família também conquistaram Izolina. “Tem [pintinho] amarelinho, pretinho e todos são mansinhos, igual à mãe. Deixam até pegar e fazer carinho”, derrete-se. G1/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário