> TABOCAS NOTICIAS : Mistura do biodiesel no diessel aumentou para 6% nesta terça

terça-feira, 1 de julho de 2014

Mistura do biodiesel no diessel aumentou para 6% nesta terça

Entrou em vigor nesta terça-feira o novo percentual da mistura do biodiesel no diesel fóssil, previsto na Medida Provisória 647/2014. 

. O índice passa de 5% para 6%, operando nesse patamar até novembro, quando sofrerá um novo aumento, desta vez passando para 7%. 

. O presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), foto ao lado, disse esta tarde ao editor que a medida representa um fôlego importante para o setor, que até então trabalhava com uma capacidade ociosa de até 60%. "O aumento da mistura evita maior fechamento das indústrias. Isso dá um fôlego para aquelas que estão funcionando", disse o deputado.

. O RS é o maior produtor brasileiro de biodiesel.

. O aumento da mistura trará ganhos econômicos, sociais e ambientais significativos para o Brasil. Leia o que explica o deputado gaúcho do PP>:

- Cada ponto percentual a mais na mistura do biodiesel corresponde a uma redução de importação de 600 milhões de litros de óleo diesel por ano. Ou equivale ao plantio de 7,2 milhões de árvores., O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura, em 2008, e em 2010 subiu para 5%, depois disso não houve mais mudanças. O aumento da mistura (de 5% para 6%) estava em discussão desde o ano passado, mas havia encontrado resistências por parte do Ministério da Fazenda por conta de temores relacionados ao possível impacto na inflação. Com uma mistura de 7%, o consumo de biodiesel no Brasil poderia subir dos cerca de 3 bilhões de litros atuais para 4,2 bilhões de litros ao ano. por Polibio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário