> TABOCAS NOTICIAS : Médicos removeram verme com 19 cm de comprimento do olho de um paciente

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Médicos removeram verme com 19 cm de comprimento do olho de um paciente

As imagens mostram um caso avançado de um paciente que contraiu Loíase, uma doença séria, que pode chegar a atingir órgãos vitais se não for tratada.

Loíase é uma doença grave causada pelo nematódeo Loa loa. Ele pode ser transmitido pelo mosquito do cavalo (Tabanus spp), dentre outros, e é mais comum sua ocorrência em estações chuvosas nas florestas tropicais na África Centra e Ocidental.

A partir do momento que esses vermes alcançam a corrente sanguínea, demoram alguns meses para se desenvolver e, logo em seguida, migram para a região ocular. Ao chegar lá, os sintomas são bem incômodos: dor, sensibilidade à luz e formação de pus, enquanto que o resto do corpo também sente dor e um pouco de fadiga.

Se a infestação não for tratada, por se agravar e causar danos aos rins, pulmões, gânglios linfáticos e coração.

Quando esses vermes estão em um estágio em que são capazes de serem vistos pelo olho ou sob a pele, a cirurgia é a maneira mais fácil e segura de retirá-lo. Usando um pouco de anestesia local, o cirurgião consegue extrair o verme e trazer alívio imediato para a área. A parte mais angustiante é que, mesmo com o olho dormente, a cirurgia é feita com o paciente consciente, o pode provocar “desespero” em alguns.

Porém, por mais que a cirurgia seja uma ótima opção, devido à localização rural, onde a maioria dessas infecções ocorrem, o tratamento pode ser complicado.

O procedimento cirúrgico é praticamente inviável e apenas dois medicamentos estão disponíveis: um só mata os vermes já adultos (albendazol), enquanto o outro mata larvas e também alguns adultos (dietilcarbamazina). Infelizmente, esse último aumenta o risco de inflamação cerebral.
Confira o vídeo do procedimento cirúrgico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário