> TABOCAS NOTICIAS : Impacto das drogas em dependentes aumenta 53% em 20 anos

terça-feira, 8 de julho de 2014

Impacto das drogas em dependentes aumenta 53% em 20 anos

O consumo de entorpecentes ilícitos provocou 183 mil mortes no mundo em 2012, de acordo com o recém-apresentado relatório mundial da ONU sobre drogas. Outras milhares de pessoas tiveram complicações devido ao uso de narcóticos.

Segundo a ONU, considerando os mortos e os usuários de drogas que enfrentam problemas de saúde, a população mundial que é dependente química deixou de viver 20 milhões de anos em 2010. 

A conta é complicada e se baseia na estimativa de quanto tempo um cidadão poderia viver a mais ou melhor se não usasse drogas. Para chegar ao impacto da droga no tempo de vida do dependente, os pesquisadores realizaram cruzamentos de dados com 12 variáveis.

Essa interferência aumentou nas duas últimas décadas. Entre 1990 e 2010, o salto foi de 53%: passou de 13,1 milhões de anos comprometidos para 20 milhões de anos, juntando o tempo perdido para overdoses, que provocam mortes prematuras, e o tempo a ser vivido pelos dependentes com qualidade prejudicada (afetada por doenças como HIV, hepatites B e C, complicações do fígado e distúrbios psiquiátricos, resultantes do consumo de entorpecentes).

Em 2012, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos consumiu drogas ilícitas, o que corresponde a algo em torno de 243 milhões de pessoas. Leia mais em: http://zip.net/bgnWHn

Nenhum comentário:

Postar um comentário