> TABOCAS NOTICIAS : Idosa de 97 anos se forma em direito

domingo, 20 de julho de 2014

Idosa de 97 anos se forma em direito

Foto: TJ-MG / Divulgação
Ela tem quase cem anos e está com o pé na formatura.
Dona Chames Salles Rolim recebe o diploma de bacharel em Direito no dia 07 de agosto pela Faculdade de Direito de Ipatinga, em Minas Gerais.




A graduação de D. Chammes, que tem 97 anos, é festejada por todos: familiares, amigos, por desconhecidos de outros Estados e até do exterior.

E ela tem planos para depois da conquista do bacharelado: auxiliar a sociedade compartilhando o conhecimento adquirido. "Sei que a minha idade não me dá muito prazo. 
Por isso, o que eu quero é ser útil a quem me procurar, compartilhar o conhecimento. E se eu não souber responder algo, orientar a pessoa a buscar quem saiba", frisou.

Para a filha de libaneses, a educação é o primeiro passo para a transformação social. 
“O ser humano deve aprender a distinguir entre o bem e o mal e, para isso, precisa ter acesso a uma fonte esclarecedora. Se eu puder ajudar nisso, ficarei muito feliz”, ressaltou.

História
A idosa nasceu em Santa Maria de Itabira e se mudou para Santana do Paraíso aos três anos. 
Trabalhou a maior parte da vida na farmácia do marido José Maria Rolim, com quem foi casada por 63 anos e teve dez filhos. Atualmente, mora em Ipatinga com um filho.

Ciúme
Fazer um curso superior sempre foi um sonho da nonagenária, mas ela só decidiu entrar para a faculdade após a morte do marido, que era bastante ciumento e não aprovava a ideia. 
Apaixonada pelo universo de conhecimentos que o Direito lhe abriu, a estudante afirmou que se fosse mais nova, se matricularia no curso outra vez. 

Segredo
“No Direito, há sempre muito a aprender. Esses cinco anos foram maravilhosos”, confessou.
A formanda pratica hidroginástica todas as manhãs, tem o hábito de escrever poesias e diz preferir as madrugadas para estudar, por conta do silêncio. 
Sobre as pessoas que colocam na idade a justificativa para não mais aprender, ela responde com “paresse”, palavra francesa que significa preguiça. 
E dá uma lição:
“A gente sempre pode aprender, mesmo que seja a conviver melhor com as pessoas”.


Rotina da estudante

Na última quarta-feira, dona Chames esteve no fórum de Ipatinga para cumprir um dos últimos requisitos para a conclusão do curso. Ela acompanhou audiências e produziu relatórios.

A presença da estudante chamou a atenção dos servidores públicos. 
O juiz da 1ª Vara Criminal, Luiz Flávio Ferreira, comentou ter ficado surpreso com a participação de dona Chames nas audiências. 

“A presença dela traz motivação para todos nós. É um grande exemplo”.
Com informação do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário