> TABOCAS NOTICIAS : Duas cidades do sertão da PB são referência em empreendedorismo do país

domingo, 20 de julho de 2014

Duas cidades do sertão da PB são referência em empreendedorismo do país

Consultor da Confederação Nacional dos Municípios está visitando cada uma das cidades escolhidas para fortalecer a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. As cidades de Pombal e Cajazeiras, no Sertão paraibano, estão entre os 40 municípios do país referência em empreendedorismo, de acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O consultor do Sebrae e da CNM em Brasília, Rômulo Rende, esteve na cidade de Pombal nesta quinta-feira (17), para conferir o trabalho da prefeitura em relação ao desenvolvimento econômico. O consultor participou de um evento da prefeitura comemorativo aos 152 anos de emancipação política do município.

Um dos atos administrativos das duas cidades paraibanas que impulsionaram o desenvolvimento de pequenas empresas foram as notas obtidas no Sistema de Monitoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que mede o nível de implementação desta norma nos municípios. Outros parâmetros foram encontrados em Cajazeiras, como um alto nível de empreendedorismo com a vocação para cidade universitária. A seleção das cidades foi feita pelos técnicos da CNM.

“Pombal implementou a Lei Geral desde 2013 e conseguiu atingir um nível avançado de implementação da Lei Geral, de acordo com suas ações realizadas. Isso é o reconhecimento pelo perfil empreendedor do município”, disse o responsável pela articulação da Lei pelo Sebrae em Pombal, Lúcio Magno de Almeida.

O consultor Rômulo Rende disse que as vantagens que uma gestão municipal proporciona ao empresariado local com a implementação da Lei são muitas. Destaque para a agilidade no processo de formalização das empresas e para a abertura do mercado de compras públicas para os pequenos negócios. O trabalho de visita técnica está sendo realizado por quatro consultores da CNM, cada um visitará 10 municípios. Rômulo já visitou municípios dos estados do Maranhão, Pernambuco, Paraná, Paraíba e na próxima semana estará no Piauí.

Paraíba
Atualmente, apenas 50 cidades paraibanas das 223 existentes implementaram a Lei Geral das MPEs ou 22% da Paraíba. A implementação da Lei promove algumas ações para envolver a MPE, como a participação em licitações públicas. O “ranking dos estados” está no Sistema de Monitoramento da Implementação da Lei Geral. Mais da metade dos municípios paraibanos já regulamentaram a Lei, que é o primeiro passo para ela existir. A relação dos municípios regulamentados está no Observatório da Lei Geral.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é a maior entidade municipalista da América Latina. É uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de fevereiro de 1980. O objetivo maior da CNM é consolidar o movimento municipalista, fortalecer a autonomia dos municípios e transformar a entidade em referência mundial na representação municipal, a partir de iniciativas políticas e técnicas de excelência na gestão e à qualidade de vida da população. Fonte: Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário