> TABOCAS NOTICIAS : Descoberto outro planeta habitável: super-terra

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Descoberto outro planeta habitável: super-terra


Foto: divulgação
Cientistas acabam de descobrir mais um planeta habitável.
Ele fica a 16 anos-luz do nosso planeta e recebe a mesma energia que a Terra recebe do Sol, assim, calcula-se que tenha temperaturas semelhantes às daqui.

Estas características fazem com que este seja um dos três exoplanetas com mais semelhanças à Terra.
A descoberta foi feita por uma equipe da Universidade New South Wales (Austrália).

Um dos pesquisadores, Chris Tinney, considera que, se a atmosfera for semelhante à do planeta terra “é muito provável que possa ter vida”.

O planeta
Batizado de GJ 832 c, o planeta é uma super-Terra: tem cinco vezes a massa do nosso planeta e fica num sistema solar que os cientistas consideram semelhante ao nosso.

O GJ 832 c demora 16 dias a fazer a órbita em torno da sua estrela, a anã-vermelha GJ 832, mas deverá receber a mesma energia (temperatura) que a Terra recebe do Sol, já que este tipo de estrela tem um brilho menos intenso.

Habitável
O novo planeta está no pódio dos planetas que têm mais probabilidades de serem habitáveis, do Earth Similarity Index, desenvolvido por cientistas da Universidade de Puerto Rico.

Neste índice, o planeta que mais se aproxima da Terra é o Gliese 667C c, localizado a cerca de 23 anos-luz, e ao qual foi atribuída uma pontuação de 0.84, sendo que a pontuação da Terra é de 1.0.
O segundo planeta ‘mais habitável’ é o Kepler-62 com 0.83 pontos.

A equipe que fez esta descoberta inclui cientistas da Austrália, do Reino Unido, da Finlândia, dos EUA, de Itália e do Chile.
Os resultados da descoberta foi publicados esta semana no Astrophysical Journal.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário