> TABOCAS NOTICIAS : Câmara aprova obrigatoriedade de farmacêuticos em drogaria

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Câmara aprova obrigatoriedade de farmacêuticos em drogaria

A Câmara aprovou, ontem quarta-feira (2), projeto de lei que disciplina a assistência farmacêutica, prevendo a presença de farmacêutico durante todo o tempo de funcionamento do estabelecimento. O projeto, em tramitação desde 1994, ainda deverá ser apreciado pelos senadores. 

“A presença do farmacêutico durante todo o funcionamento da farmácia é essencial para garantir essa assistência”, disse o deputado Ivan Valente (Psol-SP), relator do projeto na Comissão de Defesa do Consumidor. 

Atualmente, a legislação já prevê a necessidade de profissional habilitado em estabelecimento que vende medicamentos, mas, segundo Ivan Valente, há brecha para que apenas “técnicos em farmácia” atuem em tempo integral. 

O projeto classifica farmácia, segundo sua natureza, em farmácia sem manipulação ou drogaria e farmácia com manipulação. Com isso, as drogarias passam a ser definidas também como farmácias, apesar de não manipularem medicamentos. “Os donos de drogarias alegam que, como os medicamentos vendidos lá são industrializados, não há necessidade de farmacêutico”, disse Valente. 

O texto aprovado diz que o proprietário também não poderá desautorizar ou desconsiderar orientações técnicas do farmacêutico. E que, em caso de desligamento, o estabelecimento deverá contratar outro profissional, com curso superior, no prazo máximo de 30 dias. Fonte:Blog do Valdemar Tibá

Nenhum comentário:

Postar um comentário