> TABOCAS NOTICIAS : A zebra em verde e amarelo

terça-feira, 1 de julho de 2014

A zebra em verde e amarelo

JOÃO GABRIEL DE LIMA/http://epoca.globo.com
Torcer para o time mais fraco é um esporte nacional – imagino que também mundial. Quando nosso time não está em campo, torcemos para o Madureira contra o Flamengo, para o Noroeste de Bauru contra o Corinthians, para o Boa Esporte contra o Cruzeiro. Madureira, Noroeste, Boa Esporte – times simpáticos, com jogadores que parecem aquelas figuraças com quem bebemos cerveja e jogamos futebol society. Da mesma forma, imagino que, quando seus times não estão em campo, os ingleses torcem para o Queens Park Rangers contra o Liverpool, os espanhóis para o Levante contra o Real Madrid, e os argentinos preferem o Arsenal de Sarandi, onde brilha o atacante de duplo sentido Milton Caraglio, ao Boca ou ao River. Isso vale também para a Copa do Mundo. Quem não vibrou com a simpática Costa Rica detonando os gigantes Itália e Uruguai, ou não sofreu com a simpática Costa do Marfim, que perdeu a classificação para a Grécia no último minuto?

A Copa do Mundo continua. Para qual time simpático iremos torcer agora? Uma dica. O Brasil enfrenta a Colômbia nas quartas de final. Se vencer, deve pegar França ou Alemanha. Passando, os mais prováveis adversários numa hipotética final seriam Argentina ou Holanda. Essas cinco equipes – Colômbia, França, Alemanha, Argentina ou Holanda – têm algo em comum. Todas são melhores que o Brasil. Têm melhor campanha, melhores jogadores, padrão de jogo mais definido. Colômbia, Holanda e Argentina têm os três melhores retrospectos da Copa, contabilizando apenas vitórias. A Alemanha apresenta o futebol mais bonito. E a França surpreendeu a todos com um ataque técnico e veloz, comandado pelo craque Karim Benzema. Depois do que apresentou contra o Chile, o Brasil, contra qualquer um desses times, representa a zebra em pijama verde e amarelo.

Nosso escrete tem outra coisa em comum com Madureira, Noroeste ou Boa Esporte. Temos um time simpático, raçudo e patriota. Longe de heróis nacionais, nossos jogadores parecem os tais amigos de cerveja e futebol society. Nosso craque, Neymar, chora com o hino. Nosso goleiro, Julio Cesar, chora antes e depois de bater pênaltis. Nosso capitão, Thiago Silva, chora o tempo todo. Hulk se esforça como um remador de Ben Hur, embora seu barco muitas vezes não saia do lugar. David Luiz dá chutões desesperados imaginando que faz lançamentos milimétricos – sabe que, num time sem meio campo, esses passes longos às vezes são a única alternativa. E Fred – bem, Fred é o mais engraçado de todos, o campeão dos memes no Facebook. Todos figuraças.

Quando se trata de futebol, o brasileiro costuma pecar pela arrogância. Só aqui um terceiro ou quarto lugar não é considerado uma grande colocação numa Copa do Mundo. Somos binários – qualquer coisa que não seja o título é considerado uma derrota. Equipes excelentes, como a de 1950 e a de 1998, e que conquistaram brilhantes vice-campeonatos, são execradas como perdedoras. A verdade é que o Brasil foi abençoado com cinco ou seis gerações de supercraques ao longo da história. A de Zizinho, Ademir e Bauer, em 1950. A de Pelé, Garrincha, Didi e Nilton Santos, em 1958 e 1962. A de Tostão, Gérson, Rivelino e novamente Pelé, em 1970. A de Zico e Sócrates, em 1982 e 1986. E a mais recente, a dos quatro “R”s – Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos” – se estendeu, com alguns “R”s a mais ou a menos, por três copas, 1998, 2002 e 2006.

Hoje o Brasil vive uma entressafra. Temos um supercraque, Neymar – que, suspeito, seja o melhor jogador surgido no Brasil desde Pelé, e ele terá três ou quatro copas pela frente para mostrar isso. Para além de Neymar, nossas figuraças vibram e choram pelo time, e dão o melhor que têm em cada jogo. Mas, na soma, não formam um time tão forte quanto a Argentina de Messi e Di Maria, a Colômbia de James e Cuadrado, a Holanda de Robben e Van Persie, e França de Evra e Benzema, ou a Superalemanha de Schweisteiger, Ozil, Khedira, Thomas Muller, Neuer, Lahm, Mario Goetze... 

A partir do jogo contra a Colômbia, somos a zebra. Talvez pensar assim seja, além de mais realista, mais divertido. É bom torcer para o Madureira. Contra times mais fortes, as vitórias têm sabor especial. Os franceses perceberam isso em 1998, ao fazer piada com a dificuldade que o time nacional tinha para superar os adversários nos mata-matas. Marchavam sob o Arco do Triunfo cantando “I Will Survive”, de Gloria Gaynor. Talvez este seja o melhor hino para a reta final da seleção – mais do que o Ouviram do Ipiranga que leva os jogadores às lágrimas. Isso, claro, se der zebra contra a Colômbia – e sobrevivermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário