> TABOCAS NOTICIAS : Nove cidades de SC em estado de emergência por chuva

domingo, 29 de junho de 2014

Nove cidades de SC em estado de emergência por chuva

Estadão Conteúdo - O número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas aumentou para nove no centro e no oeste de Santa Catarina. De acordo com boletim divulgado neste sábado, 28, pela Defesa Civil Estadual, o cenário é ruim em Joaçaba, Palmitos, Rio das Antas, Herval do Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre e Itá. Até ontem de manhã, eram apenas duas em situação de emergência.

O boletim da Defesa Civil informou que, ao todo, 30 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas e enchentes. Dessa forma, alguns municípios podem vir a decretar situação de emergência nas próximas horas. Ao todo são cerca de 1,4 mil desalojados e desabrigados em Santa Catarina.

Na região do Meio-Oeste, a Bacia do Rio do Peixe se encontrava 9,08 metros acima do nível normal no início da manhã, mas com tendência de baixar nas próximas horas. Em Taió, o Rio Itajaí do Oeste estava com 8,77 metros, considerado cota de emergência. A Defesa Civil local acredita que não vai passar de 9 metros. Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açú está com 8,59 metros, a previsão é que o rio chegue a 10 metros.

O boletim informou também que a previsão é de chuva forte com risco de queda de granizo no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí ao longo deste sábado. Há risco de deslizamentos no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
No RS, 4,6 mil pessoas tiveram de deixar suas casas

Mais de 4,6 mil pessoas foram evacuadas no Rio Grande do Sul em consequência das persistentes chuvas que caem na região. Um total de 52 municípios se viram afetados pelas precipitações dos últimos dias, a maioria na região norte e nordeste do Estado, segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Os prefeitos de três cidades --Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Erval Grande-- solicitaram o estado de emergência a fim de agilizar a captação de recursos para auxiliar as famílias atingidas. http://zip.net/bdnSGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário