> TABOCAS NOTICIAS : USP e Butantan procuram voluntários para testar vacina da dengue

sábado, 12 de abril de 2014

USP e Butantan procuram voluntários para testar vacina da dengue


A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Butantan procuram nove voluntários para a primeira etapa de testes clínicos em humanos da vacina brasileira contra a dengue.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde outubro de 2013, início dos testes, já foram vacinados e acompanhados no Hospital das Clínicas 41 voluntários neste projeto.
A vacina foi desenvolvida pelo Butantan em parceria com o National Institutes of Health (EUA).
Segundo o governo, podem participar desta etapa pessoas saudáveis com idade entre 18 e 59 anos, residentes no município de São Paulo e Grande São Paulo, que nunca tiveram dengue. 
A segunda etapa, prevista para junho de 2014, deverá recrutar mais 250 voluntários com ou sem infecção prévia pelo vírus da dengue.
Todos os 300 participantes serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar durante 5 anos, clínica e laboratorialmente, para avaliar 1 vez ao ano a resposta imunológica dos participantes.  
"A contribuição de voluntários comprometidos com a evolução da ciência e da saúde pública é fundamental nesta fase de testes em humanos. Trata-se de uma contribuição social valiosa para que, no futuro, possamos ter uma vacina de qualidade indubitável", afirma Esper Kallas, professor associado de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Medicina da USP e coordenador deste projeto no Hospital das Clínicas.
A vacina é composta pelos quatro tipos de vírus da dengue, vivos, mas enfraquecidos, capazes de produzir anticorpos que podem proteger a pessoa contra a doença.
Casos
Desde o começo do ano, os registros de casos da doença cresceram 15,4% na cidade de São Paulo em comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 1.166 casos notificados pelas unidades de saúde.
Ao longo de todo o ano passado, foram notificados 2.617 casos e índice de 23,2 a cada 100 mil habitantes. 
Serviço 
Os interessados em participar dos testes devem ligar para o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas FMUSP nos números 2661-3344 ou 2661-7214 ou enviar um e-mail para vacinadengue@usp.br. Com informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário