> TABOCAS NOTICIAS : SP: Alckmin afirma que 190 será terceirizado

terça-feira, 22 de abril de 2014

SP: Alckmin afirma que 190 será terceirizado

Alckmin fez anúncio ontem, no interior paulista / Márcia Ribeiro/Folhapress
Alckmin fez anúncio ontem, no interior paulista/Márcia Ribeiro/Folhapress / Do Metro São Paulo noticias@band.com.br

O governador Geraldo Alckmin anunciou que o atendimento de emergência da PM (Polícia Militar), o 190, será feito por uma empresa terceirizada. A afirmação foi feita na segunda-feira, durante uma visita a Franca, onde o governador participou de uma solenidade de entregas de ambulâncias e ônibus para a região. Inicialmente, a terceirização será adotada na capital, em Osasco, na Grande São Paulo, e em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. “Pretendemos deixar só o despacho com a Polícia Militar. Vamos começar com São Paulo, contratando uma empresa para fazer o primeiro atendimento e só o despacho com a Polícia Militar”, disse Alckmin.

Essa não é a primeira vez que o governador promete mudanças no serviço. Em setembro do ano passado, Alckmin tinha anunciado a medida, com previsão de início em três meses. Ele chegou ainda a justificar que o policial não deixaria de trabalhar no atendimento e sim seria “o supervisor de todo o trabalho” ao fazer o despacho da ocorrência. Na época, o secretário da Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira, disse que o objetivo da decisão era eliminar o emprego de policial em atividade meio e empregá-los somente em atividade fim. Segundo ele, 80% das 150 mil chamadas do 190 são pedidos de informação, comunicações diversas e trotes.

De acordo com Alckmin, com os atendimentos terceirizados, o efetivo da PM ganha cerca de mil policiais, que deixarão os 15 Copoms (Comandos de Operação da Polícia Militar) e passarão a fazer patrulhamento nas ruas.

No ano passado, quando a medida foi anunciada, especialistas em segurança pública criticaram a estratégia. Para eles, os policiais que cumprem funções administrativas não têm perfil para o patrulhamento.

O atendimento de emergência da PM funciona 24 horas e atualmente é feito a partir de uma triagem realizada pelos policiais que atendem à ocorrência.

Estudo realizado no ano passado pela PM identificou que são necessários 1,2 mil homens para atender às cerca de 150 mil ligações recebidas por dia.

O 190 terceirizado não é novidade no Brasil. Foi implantado em 2000 em Fortaleza, e depois em Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Sergipe e no Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário