> TABOCAS NOTICIAS : RJ: Governo age contra milícias no programa Minha Casa, Minha Vida

sábado, 5 de abril de 2014

RJ: Governo age contra milícias no programa Minha Casa, Minha Vida

Os ministérios da Justiça e das Cidades vão criar uma força tarefa para coibir a atuação de milícias em empreendimentos do programa federal Minha Casa, Minha Vida. A portaria interministerial que tratará do tema será assinada terça-feira (8). 
A ideia é unir agências de inteligência das polícias militares, civis e federal. "Estamos aqui no Rio buscando a expertise de retomada de territórios" afirmou a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que participou de reunião na sede da Secretaria de Estado de Segurança. Desde 2011, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco) investiga a atuação de milícias em conjuntos do Minha Casa, Minha Vida na zona oeste do estado. Os milicianos cobram "taxas de segurança" dos condôminos. Moradores denunciaram que eles andavam armados nos conjuntos, atiravam para o alto e chegavam a cortar o fornecimento de água como forma de pressionar os moradores. O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, não informou qual o tipo de denúncia o ministério tem recebido, os locais em que foram registrados casos como esses, nem quantas unidades do Minha Casa, Minha Vida foram afetadas. "Essa investigação já está em curso desde 2011. Estão sendo finalizadas e não podem ser divulgadas sob pena de serem prejudicadas. Eu queria que vocês entendessem isso. Estamos querendo passar mais uma informação a vocês: é que esta ação vai ter continuidade e vamos perseguir o objetivo de proteger o cidadão", afirmou. BN/por Clarissa Thomé | Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário